Uma aprendiz em busca de um ideal

Menina, mulher e mãe, sou eu com apenas 34 anos e dois filhos adolescentes. Resolvi voltar a estudar depois de uma terminada idade em busca de um ideal, terminar meus estudos e me formar. Tentei encontrar uma escola que se encaixasse ao meu trabalho e ao meu estilo de vida, quando achava era longe ou os horários não concedia com minha trajetória. Morando distante do trabalho a cada dia foi ficando difícil à busca pelo meu ideal, mais um belo dia minha motivação pelos estudos veio com muita garra, sai do meu eu e fui à busca do meu ideal, fuçando na internet encontrei o CIEJA, não sabia o que significava, quando entrei no site vi que era uma escola de jovens e adultos na região do Butantã, não tive duvidas, era tudo o que precisava naquele momento, uma escola próxima ao meu trabalho e horários que se encaixava perfeitamente comigo. Liguei e falei com a Coordenadora Roseli, ela me atendeu educadamente e conversamos por alguns instantes, pediu que eu comparecesse a escola para fazer uma prova, compareci ao CIEJA no dia seguinte e fiz a prova no horário estipulado, Roseli estava presente na sala e fui avaliada por ela mesma, assim que terminou pediu-me que eu comparecesse com meus documentos para fazer a matricula naquela mesma semana. No outro dia voltei com todos os meus documentos xerocados e minha foto, não era uma das melhores, mais para uma iniciante estava ótima. Roseli informou o modulo e a turma que eu iria cursar oitava serie e turma lV G. Sai do CIEJA radiante era tudo que eu buscava naquele momento, voltar estudar, queria terminar os estudos e o CIEJA foi compatível ao meu horário e ao meu emprego, achei que isso não fosse mais possível até encontrar o CIEJA na minha vida, consegui conciliar o meu emprego e a minha vida em família. Primeiro dia de aula 26/05/2008 estava nervosa e entusiasmada, meio perdida, fazia vinte anos que não entrava em uma sala de aula, a não ser na reunião dos meus filhos. Comecei na aula de Geografia da Professora Bet, ela deu as boas vidas a todos os alunos que estava começando aquele semestre e falou que o CIEJA era diferenciado das demais escolas, com horários flexíveis e apenas duas horas por dia, timos que nos dedicar o máximo possível. Bet leu uma crônica de duas pessoas se conheceram através do lixo, e nos fez elaborar uma história, eu adoro escrever, e não foi muito difícil para elaborar meu texto, não me recordo muito bem mais acho que era um domingo de sol, não foi lá essa coisa, mais me sai bem para o primeiro dia. Depois conheci o professor Lázaro de Historia, calmo e muito bem motivado, sempre estava com o sorriso estampado no rosto, ele acalmava qualquer aluno que chegasse perto dele, estava sempre “Zen”. Tivemos três meses de aluna de Geografia e Historia, depois disso passamos para linguagens e Códigos, nem sabia o que significa isso, foi quando a professora de Português Sonia, explicou que era um conjunto de matérias, como Artes, Ciência, Inglês e Português, entrei na aula de português mais perdida do que nunca, ainda bem que já estava mais familiarizada com os alunos. Conhecendo os professores isso foi me relaxando, vi que todos estavam no mesmo ideal que eu, eles queriam ensinar os alunos que estavam em busca de sua formação, sabia que muitos ali eram pai e mãe de família, que estavam em buscas dos seus ideais e que enfrentavam horas presas no transito de São Paulo e que já chegavam estressados para assistir suas alunas. Todas as aulas foram proveitosas, mais foi no Sarau que me identifiquei, vi que estava viva para escrever minhas poesias e muitas da naquelas pessoas reunidas às sextas-feiras, tem muito talento, como tocar, cantar, declamar e etc... Chegou o fim do ano e é uma coisa que já mais vou esquecer, a professora Sonia fez uma brincadeira com a nossa turma onde fui à escolhida entre todos os alunos ali presentes, o mais importante não era o presente, mais sim a consideração de todos os alunos por mim, chorei naquele instante e fiquei muito feliz em compartilhar com todo o meu presente. Chegou o fim do ano letivo e agora que já estava inturmada acabaram-se as aulas. Sonia e Damarina junto com a nossa turma e mais alguns alunos organizou nossa formatura, cantamos e declamamos foi tudo perfeito. Gostaria de ter terminado o ensino médio com os professores do CIEJA, mais sei que isso não era possível, porque estava em votação a liberação para o curso do ensino médio. Uma coisa digo a vocês, saímos de casa rumo ao serviço e vamos para escola ou vise e versa, então nunca desista dos seus ideais, porque só vocês podem fazer isso e mais ninguém. Mesmo tendo professores capacitados e educados, só dependera de cada um de nós mudarmos o sentido de nossas vidas. E quando acabar continue sempre enfrente e nunca olhe pra traz.

Marisa Santos
Enviado por Marisa Santos em 09/09/2009
Reeditado em 31/12/2009
Código do texto: T1800868
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.