DE CIGARRAS E ESPERANÇAS

Papai! Como sabes, não sei ainda escrever, mas falo tudo para um anjo que vai me fazer lembrar, quando eu crescer. Espero que estejas bem, ao menos todas as noites peço para o papai do céu te proteger e te abençoar, que tenhas muita saúde e que voltes logo, pois meu coração dói de saudade. Mamãe me diz que tens que trabalhar, por isto demoras tanto e só por isto não fico tão triste. No ano passado não estavas aqui no dia da criança, e nem no dia dos pais, mas penso que este ano poderás vir...

Sabe papai, entrei para a escolinha e fizemos uma apresentação no Natal. Sei que não pudestes vir pois mamãe disse que é difícil conseguir voo nestas datas especiais, mas dediquei a melhor canção para você. Quando as crianças tiraram fotos com os pais, achei que não poderia tirar também, pois não estavas aqui, mas meu padrinho e meus irmãos estavam lá e todos me abraçaram muito e a foto ficou bem bonita. Cantei e dancei tão bem que os olhos de mamãe ficaram cheios de lágrimas. Ela é sempre tão emotiva!

Guardei também o seu presente de dia dos pais, juntamente com o de Natal para te entregar quando vieres, pois entendi que não pudestes vir neste dia também...

Brincando com minhas bonecas, em especial a que me destes no Natal passado (aquela que canta várias músicas, lembra?) imagino que vais entrar pela porta, me abraçar e vai brincar comigo de mágica (aquela sacola cheia de truques de mágica que ias me ensinar continua ali no armário). Tem dias que meu coraçãozinho dói tanto quando sinto a sua falta, mas mamãe me abraça e diz que é assim mesmo, que quando se tem muito amor no coração ele dói às vezes e que devemos ter uma saudade boa das pessoas para quando a encontrarmos a alegria ser ainda maior, por isto não choro quando penso em você.

Mamãe fez um balanço pra mim, e pendurou na goiabeira. Fico embalando-me ali de olhos fechados e penso que você está brincando comigo, então, escuto seu riso e fico muito feliz. Mas em seguida eu percebo que é o vento que me embala e o som que escuto, é só o canto dos pássaros e das cigarras. Ainda assim sigo sorrindo, pois mamãe diz que a vida é um presente que Deus nos deu e é preciso vivê-la com alegria. Outro dia, quando mamãe me levou na pracinha e eu estava no balanço comentei com ela que eu estava crescendo e você não estava ali pra me ver crescer e nem saber que eu já ficava em pé no balanço! Mamãe se emociona novamente e diz que chora de alegria por ver que estou crescendo e que sou uma criança feliz. Sim sou feliz papai! Pois aqui todos me amam, me enchem de carinhos e me ensinam coisas boas. Já sou quase uma mocinha, já uso o computador e quando aprender a ler vou poder te enviar e-mails para te falar das coisas que acontecem todo dia. O coelhinho que me deste quando viajaste está lindo e bem gordinho, pois todos os dias "assalto" a geladeira da mamãe e pego cenouras e couve para dar para ele. Sou uma menina muito inteligente e tenho muitos amiguinhos. Para minha felicidade ser completa, só preciso de você mais vezes perto de mim, embora saiba que nunca vais esquecer de mim.

Sei que também sentes muita saudade de mim, mas sabes aquele coração de massinha de modelar que te dei? Ainda o tens?

Então, quando sentires muita saudades de mim, aperta ele em tua mão, com bastante força, que eu aqui, estarei pensando em ti, papai e nem o meu, nem o teu coração vai doer mais.

Helena da Rosa