O TEMPO.

Falando sério, não podemos mais nos enganar.

Não queria chegar a falar de uma coisa que vou falar quando comecei a escrever, mas é que nesses dias um assunto me persegue a mente, esta palavra insiste em perambular, essa mania de tempo.

Quando se fala em tempo, todos deveriam se fazer esta pergunta. O que faria se tivesse apenas 24 horas de vida? Milhares de coisas viram a sua mente, mais a única resposta seria “não sei”.

O tempo que nos faz amadurecer procurando estradas menos íngremes desacelerando os passos.

Crueldade mesmo é viver em função do tempo, é cruel para aqueles que precisam de cada segundo... Cada pensamento... Cada sentimento... Cada passo... Cada sorriso... Cada palavra... Cada carinho... Cada olhar... O tempo apaga dor, sofrimento, angustias, medo e solidão, mas nunca apaga a saudade.

Ah, você sabia que a saudade e a maior inimiga do tempo? A quem diz que a distancia também. Eu discordo. Vencemos a distancia, o longe, indo atrás e o tempo indo através.

O tempo cuida de tudo, o tempo sempre cuidou, o tempo cuidou de apagar... O tempo cuidou de mim, quando senti que a vida passava lentamente, às vezes rápido de mais, e todas as vezes que eu tinha vontade de partir e não o fiz, o tempo o fez.

Alguns dizem... E se a vida acabasse hoje... Outros... Se a vida não se acabasse... Muitos se perguntam... Se o tempo pode parar para se resolver?

Outros querem correr o tempo para não sofrer... O tempo é o espaço que nos separa da eternidade, é o momento que antecede o futuro, jamais será o tempo o que passou.

O tempo é algo que sempre fascinou o Homem, talvez pela extraordinária força que tem um elemento associado a mistério, poder, imbuído de significados insondáveis que a mente humana não consegue desvendar, parece exercer sobre o Homem uma atração irresistível, quase uma obsessão que cada vez mais o intriga.

O que podemos observar no cotidiano das pessoas, é quase um culto inconsciente ao tempo. A modernidade impulsiona o indivíduo a acelerar seu ritmo de vida. Vemos hoje pessoas sempre correndo, apressadas, lutando contra o tempo, e incoerentemente tentando fazer dele sua eterna morada. O que parece apontar para um equívoco e que, de modo perverso, lhe cobra pesados dividendos.

O Tempo possuía uma legião de soldados chamados de “guardiões da rotina” cuja principal incumbência è distrair os mortais para que não conhecessem a verdade sobre a existência humana.

Não se pretende buscar no passado o modelo para se aplicar na rotina do homem moderno. Cada tempo tem seu ritmo e cada época à maneira própria de se desenvolver.

Que o tempo não recolha nada de mim, senão eu quem recolho dele o que há de melhor. Se ele tiver que tirar algo de mim, que recolha então o valor dos grandes amores e das verdadeiras amizades e os espalhem com o vento, para que estes percorram o mundo.

Existem diversas maneiras das pessoas passarem seu tempo livre. Uns preferem ler, outros escrever, assim como eu, outros jogar baralho, assistir a um jogo de futebol, conversar com os amigos, tocar violão, enfim, de tudo um pouco.

Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora. Sinto-me como aquele menino que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ele chupou displicente, mas ao perceber que faltam poucas, rói o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades, Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos, Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos.

Não quero ver os ponteiros do relógio avançando em reuniões de "confronto", onde "tiramos fatos a limpo". Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo alheio.

Sem muitas jabuticabas na bacia, quero vive lá. Que tal você fazer o mesmo.

Autor: Fábio R.A.R.M. de Camargo

Data 28/10/2000inove