Dois anos


30.12.2009

Amigo, esta noite sonhei que você estava de volta. Pesava uns oitenta ou noventa quilos e não tinha barba. Sua aparência era jovial, parecia ter uns trinta anos e sua voz não era tão poderosa. Você parecia estar em paz. Pra variar, estava trabalhando. Conversamos em pé e éramos interrompidos com frequência por outras pessoas que lhe perguntavam coisas, que você respondia imediatamente como se o nosso diálogo não estivesse atrapalhando em nada o desenvolvimento do seu trabalho. Então me interessei pelo que você estava fazendo, pois o lugar estava cheio de volumes que pareciam ser originais de livros ou monografias não encadernadas, espalhados pelo chão, como que numa etapa de preorganização. Alguém gritava um título e todos saíam à procura; nos dois ou três casos que presenciei, você os localizava com facilidade naquele caos aparente, antes de todos os outros servidores - típico de você. - Então me explicou que haveria um concurso para escolher um modelo de organização. Mostrou-me dois estandes, um deles era seu. Naturalmente, tinha um aspecto bem mais agradável que o outro. Havia desenhos em preto e branco que eu não soube distinguir se eram litografia ou carvão sobre folhas de A3. Mas os seus estavam em harmonia, dando uma noção do conjunto da obra, enquanto os do outro estande pareciam simplesmente espalhados entre as obras escritas. Você disse que a avaliação seria pelo plano visual e pela facilidade de localização; os jurados pediriam algumas obras e ganharia quem as entregasse primeiro a eles. Não tive dúvida de que você seria o vencedor. Saí dali feliz por saber que você estava magro, bem de saúde e em paz.

Amanhã se completam dois anos da sua partida. Nossa joia - como você chamava a GLUP - continua em ritmo forte e seguro. - Este ano fomos à Romênia numa comitiva de sete pessoas. No próximo devemos ir a NY, eu e mais quatro já confirmados com a arrecadação, do jeito que você nos ensinou a receber confirmações. Outros já demonstraram interesse em nos acompanhar. Creio que teremos uma boa comitiva para marcar presença outra vez.

Estamos realizando um sonho seu. Em fevereiro o Grande Oriente da França vem firmar um tratado. O que você não poderia imaginar nem em seu melhor sonho é que a proposta partiu deles. Fui ao Uruguai, onde estava o Grande Chanceler francês, e conversamos muito. Assim, combinamos de ele vir ao Brasil nos visitar depois do carnaval. Se tudo der certo, o GM vem junto. Já aproveitei e incluí nossos amigos da GLMMB, GLADA e GLFB. Vai ser uma bela festa.

Em 2009 reerguemos as colunas de cinco Lojas. Agora temos nove. Adivinha quem foi o VM mais rápido a agendar sessão... Muraki San deixou todos a planejar e partiu para os trabalhos, realizando duas sessões da ARLS Ricardo Negrão Filho. Os outros não estão parados; em 2010 teremos muitas atividades e novidades.

Nosso sonho de transição democrática deve se realizar no próximo ano. Fique tranquilo, estarei sempre por perto. Também tenho o compromisso das Lojas antigas de dobrar, no mínimo, o número de obreiros; as novas farão de tudo para consolidar seus quadros. Nossos planos agora são macro, possíveis e conhecidos de toda a coletividade. Durante 2010 pretendemos traçar um plano plurianual, a ser seguido não importa quem esteja no comando.

É isso, amigo. Seguimos nossas vidas, neste mundo caótico, lutando pelo que entendemos ser justo e bom. Problemas? Quem não os tem? Talvez você, que repousa no Oriente Eterno. De tudo, resta aquela saudade de sempre e o orgulho de sermos seus descendentes maçônicos.

Fique em paz, amigo.