PLÁGIO - CARTA ABERTA

O sentimento quando alguém me diz que sofreu com plágio é o mesmo que afeta os roubados, indignação, mesmo sabendo que o registro de um texto é caro, mesmo sabendo que registrar direitos autorais no Brasil é uma aberração que explora escritores, economicamente, mesmo assim, por gostar de poesias, das letras em geral, continuo, e muitos aqui no recanto continuam.
Dos meus 939 textos, fora este aqui, postados no recanto das letras, nenhum está registrado nos direitos autorais, torno isto público, porque nunca deixei de afirmar que escrevo por hobbie, e o faço para alegrar a vida das pessoas, sem a pretenção de me tornar profissional um dia. Não me iludo de pensar que nenhum dos textos interessaria a alguém, porque certamente os piratas
também existem nas letras como em qualquer lugar e certamente já copiaram, divulgaram e quem poderia dizer, se até não ganharam dividendos com isso?
Posso estar sendo precipitado em dizer o que vou dizer, mas não errado na minha conduta, isto tenho certeza.
Um levantamento vai me dizer realmente quantas pessoas merecem a credibilidade deste que vos escreve, com critérios a definir, e para que isso?
Como eu disse são 939 textos, ainda não pensei se chegaria a 1000 textos, mas se assim decidir, seria o marco para que encerrasse a minha participação pública, especialmente aqui no recanto, porque em outros sites ja estou encerrando.
O levantamento de nomes seria para que recebessem poesias minhas e outros textos de maneira particular é claro a quem interessar entre estes.
Cada vez que penso que poderiam plagiar uma palavra minha me sinto exposto e sem proteção, e pior sou como tantos aqui, um batalhador do dia a dia e jamais disporia de recursos para registrar todos os textos.
Todo o escritor sabe que um texto é como um filho e como tal ele o trata no tocante a ser seu.
Há um tempo para tudo nesta vida, e penso que tudo que leva a assinatura "MALGAXE"  e XXEASXX , xx minhas iniciais xx , que está inserido publicamente deva ser apagado futuramente, para que somente eu tenha os textos e continue a escrever somente de maneira exclusiva a particulares.
Poderia sem dúvidas doar cada um dos meus textos a quem achasse que merecesse, mas me sentiria apunhalado pelas costas se soubesse que um foi roubado.
O plágio é uma maneira covarde que afasta os escritores da literatura em países com as leis que tem o nosso.

Edilson Antonio de Souza

Malgaxe
Enviado por Malgaxe em 26/02/2010
Reeditado em 28/07/2010
Código do texto: T2109657
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.