A INTERNET É O PARAÍSO

O mundo globalizado a um clique de nossos dedos, mas como tudo no mundo, como toda forma de mídia, somos arrastados por algumas popularidades que dependendo do uso, aliena.

O Brasil, no momento em que escrevo este texto (março de 2010), segundo pesquisas, figura no 52º lugar no ranking dos países com maior quantidade de pessoas conectadas a rede mundial de computadores, essa posição se deve aos 20% da população brasileira com acesso a internet.

Toco nesse assunto porque acabo de descobrir um portal gratuito que disponibiliza um aparato de ferramentas que adentram ao mundo de fala espanhola (espanholgratis.net), assunto que por exemplo me interessa. O tal site se dedica a brasileiros que gostam de estudar / se inserir culturalmente nos países que têm o espanhol como língua oficial, 22 países (329 milhões de falantes nativos) conforme o wikipedia.

Pensando nisso, temos uma quase infinita possibilidade de opções para escolher por onde navegar e ainda assim aposto que a maioria dos internautas vão sempre aos mesmos sites, reduzindo sua curiosidade a uma lista repetida de favoritos, é uma liberdade desconhecida, parecida com a falsa liberdade oferecida pelos canais abertos de televisão, a fama impõe alguns domínios/programas e a grande quantidade de pessoas ficam restritas a eles.

Refletindo essas palavras, eu gostaria de aguçar a curiosidade daqueles que podem se conectar ao mundo. Viaje por outras culturas, descubra novas coisas, eduque sua educação, viva a diferença e se permita conhecer um pouco mais, saia do repetitivo, colecione novas coleções, usufrua suas possibilidades do melhor modo possível. Espero que quando alcançarmos maiores porcentagens de brasileiros conectados, que essa evolução igualmente brinde uma cultura mais rica. Que saibamos o que fazer com o que dispomos, é o meu desejo.