Carta a Minha Filha Amor...

 

Oi! Filha Querida... E Muito Amada! Gratidão ao Iluminar Nosso Viver!

 

Parabéns pelos seus lindos 22 anos de vida. Sua Mãe e eu estamos muito envaidecidos e orgulhosos de você. Menos, bem menos... Muito menos ainda. (risos).

 

Que Deus Pai em Cristo Jesus continue a iluminar o seu caminho: hoje e sempre!

E tenho certeza que seu dia vai ser muito iluminado, como todos os outros. Mas por ser o dia do seu aniversário, ele fica e vai ser mais especial sempre.

 

Filha desculpe não podermos proporcionar-lhe o que você merece, mas tenha a certeza que transformamos o lado material dos presentes e uma reunião calorosa de amigos, em um sentimento mais fortalecido no amor, o que é muito mais importante em qualquer estágio de nossas vidas. Lembre-se o amor sempre vence! E amamos muito você.

Assim Deus pediu, assim foi feito... Que hoje fosse comemorado de uma forma diferente, tanto quanto conseguíssemos verbalizar seus ensinamentos, descrevendo o mais fidedigno possível o nosso amor, o seu amor, o amor eterno do Pai Total.

 

Estamos como você bem sabe, passando já há algum tempo, por uma grande turbulência em nossas vidas, quer seja de doença, quanto de existência (existencial). Isso tem nos incomodados muito, mas graças a Deus somos, estamos e continuamos cada dia mais unidos, cúmplices e fortes para sobrepujar as adversidades. Agradecidos estamos por termos sobrevivido até os dias de hoje.

 

Desculpe os achaques de seu velho (jovem há mais tempo) pai, que anda e vive muito estressado com todo o contexto, mal humorado, impaciente, rabugento, sensível até demais, etc., e que não vem conseguindo sorrir e principalmente fazer sorrir a sua própria família.

 

Andamos muito preocupados com o nosso amanhã e principalmente o seu, por isso peço neste dia de muita LUZ para nós todos que aproveite a sua juventude, energia, inteligência, sabedoria e a fé inabalável em Deus para pedir ao Pai Maior que faça com que enxergues a vida da forma que se apresenta e corra muito, sempre muito, atrás dos seus sonhos, para que mais tarde não venha a sofrer e passar pelos percalços que estamos vivenciando hoje.

 

Viva tudo quanto possível em tempo e a tempo, com responsabilidade e também com alguns bons momentos de irreverência reversível, eles fazem muito bem ao eu e ao desabrochar.

O que não se vive no hoje, no amanhã não será mais possível, vai ser bom, mas jamais igual e é um hoje a menos ou vários momentos a menos no hoje que já foi ontem, nos dias que se sucedem ao longo da sua caminhada. Quem não teve seus momentos de irresponsabilidade, ajudam no crescimento do ser pelo ente em busca de si mesmo e ao futuro para que esteja sempre no presente e jamais no passado, ou seja, jamais acontecer do presente ao passado sem futuro. Complicado não? Claro que não, é só meditar e crer.

 

Costumo falar sempre: “Cada dia com suas alegrias e agonias”.

E também que: “O futuro a Deus pertence”!

 

Mas penso que tudo é uma grande verdade, desde que busquemos esse futuro e façamo-lo acontecer o mais rápido e cedo possível dentro dos preceitos de Deus. Pois, filha nós começamos a ficar cansados e precisamos de sua juventude para poder acompanhar e enxergar o seu pensamento, crescimento e felicidade. Você merece, aliás, todos merecem, todos são ou deveriam ser iguais perante os homens, pois perante Deus já os são, é o que verdadeiramente importa e reporta a grandiosidade do seu amor.

 

Sua Mãe é e será sempre a pessoa mais importante em sua vida, nunca esqueça isso. Ela ama verdadeiramente você, de uma forma inimaginável, inenarrável, incomensurável e adimensional. Ela é linda por dentro e por fora, como você. Mas o principal é o interior, a essência de cada um.

 

Esteja sempre ao lado dela, qualquer que seja a situação. Seja amiga, companheira e cúmplice, respeite-a sempre, para que seja e possa exigir a reciprocidade da relação plena entre pais e filhos. Pura sublimação.

 

Mainha, como você a chama, é uma pessoa especial, iluminada por Deus, um anjo de Deus a serviço Dele aqui na terra, por nós e por todos os outros a quem ela se dedica e se doa com todo o seu carinho, cuidado, presença, doçura, sorriso, equilíbrio e principalmente amor, nos grandes e pequenos detalhes da vida. É nossa fortaleza e de muitos, que só um dia vão enxergá-la assim, tarde talvez, mas como nunca é tarde para agradecer e amar, a vida resgatará, não importa a dimensão ou em que dimensão.

 

Por isso Deus a escolheu para ser a sua mãe. O que é um grande e especial privilégio, o que podemos chamar de verdadeiro presente dos Céus. Graças se rendam ao Senhor Nosso Deus.

 

Cuide bem dela, ela tem suas limitações de saúde (Resiste com bravura, brandura e altivez) e algumas grandes incompreensões, discriminações, injustiças, tristezas e decepções pela vida afora, e ela sempre supera, como? Não sei, mas guarda tudo bem dentro dela e fica amenizando essas tribulações com sua inenarrável fé em Deus, para manter a unidade da nossa dita Grande Família. Ela é a maior guerreira que uma filha e marido, ou melhor, uma família poderia ter. Obrigado Senhor!

 

Pena que as pessoas, principalmente as mais próximas não consigam enxergar o tesouro que nos foi legado e que sua aura é plena luz Divina.

São pessoas pouco espiritualizadas, egocêntricas, vaidosas, avarentas, que não sabem nada ou pouco sabem da vida, mesmo já tendo vivido adversidades extremas, em épocas e situações diferentes, mas que não conhecem dignamente o que é ser irmão na família, em Cristo e em especial ser cristão e estar sempre preocupado com o próximo.

É mais cômodo ficar alheio e ou omisso e falar besteiras, quando escutam palavras de almas verdadeiras, que tratam cada ser, como se fossem seus filhos, mães e irmãos em Cristo Jesus. Como o Pai ensinou!

 

Mas não guarde nenhuma mágoa ou rancor (apenas guarde na memória para não incorrer nas mesmas faltas), transforme tudo em amor e tente sempre harmonizar a própria PAZ. É o melhor caminho para o grande crescimento que importa na vida, pela vida e para a vida, na maior amplitude que você possa conceber aos 22 anos de idade. O tempo e a Fé definem.

 

Costumo falar que: “Fé é a capacidade de falar com Deus, resignadamente e a arte é a capacidade de falar com a vida”.

 

Os tempos são difíceis, as pessoas cada dia mais fúteis, só pensam quanto vale cada próximo pelo seu peso em ouro. Mas não vamos nos contaminar, com palavras nem falta de atitudes, pois com certeza erramos muito para passar por todas essas humilhações, tribulações e provações, necessárias ao nosso desenvolvimento espiritual. Será? Claro que sim, tudo tem um início, meio e fim.

 

Dentre tantas coisas que gostaria de pedir, quando o dia era de dar,(estamos nos doando) mas a melhor doação são os ensinamentos de coração sofrido, porém despojado e consciente dos erros e acertos ao caminhar. Peço, portanto, que jamais deixe ser excluída, humilhada, escanteada, usurpada, maltratada, escravizada. Nunca admita que gritem com você e muito menos que a agridam. Agressão não é só a física, espiritual e moral, são também os maus pensamentos (observados em um olhar com desdém) e as palavras proferidas (essas devem ser perdoadas, mas não esquecidas, ajudam a nos precaver e aguçar o sentido da percepção e preservação dos verdadeiros valores e da própria vida).

 

Seja como você é, e Deus a fez, mude sempre para melhor e o melhor parâmetro são os mandamentos e ensinamentos de Deus, de seus pais e das pessoas que você enxergue que querem bem a você pelo que você é, e não pelo que gostariam que fosse e pelos que podes ou não proporcionar, propiciar ou oferecer no campo material.

 

Bens materiais e dinheiro são necessários para viver bem, mas jamais para ser feliz, viver com dignidade, amar e ser amada.

Conseguir dormir com a consciência tranqüila é fundamental. E nós sabemos que você é do bem em todos os sentidos e sentimentos.

Precisa apenas colocar mais em prática os ensinamentos de sua Mãe, ela é sábia, e com a maturidade da vida, caindo e levantando é que vamos aprendendo de uma forma mais dolorosa, o que poderá ser amenizado com a sabedoria (Divina) e a prudência, seja sempre muito prudente.

 

Tudo têm seu tempo, já dizia o Eclesiastes. Mãe e pai vão sempre achar que os filhos não estão preparados para a vida, mas você, claro que já pode caminhar com segurança, embora vá ser nossa eterna menina linda, tipo um beijo por um queijo ou um queijo por um beijo (lembra?). E vamos sempre pegar no seu pé (risos).

 

Você tudo pode, desde que pense muito antes de qualquer ação, atitude ou decisão a tomar. Pensar, refletir, meditar e se colocar sempre no lado oposto da coisa, ainda é a melhor maneira de errarmos menos.

Qualquer coisa só é boa, quando é bom para os dois lados. Jamais unilateral e sim bilateral. Vale para tudo na vida. Desde um relacionamento, até qualquer problema, quer seja pessoal ou profissional.

 

 “Tudo posso Naquele que me fortalece”. Lembras? Fórmula 1!

 

Seja sempre humilde, simples e pura, jamais deixe de ser solidária para com todos os outros irmãos. E lembre-se sempre:

 

 “Na gratidão o verdadeiro Amor”.

 

Jamais deixe que a façam subserviente. E ser humilhada e humilhar-se nem pensar. Não importa com quem ou contra quem. Abominável são as pessoas que usam e abusam do próximo e do contexto ao qual ele está inserido.Pessoas que brincam com os sentimentos puros são execráveis.

 

O amor é simplicidade, é reciprocidade, é igualdade, é amizade, é cumplicidade e infelizmente nem todos os ditos filhos de Deus os tem em prática cotidiana.

 

Filha desculpe o pai pelas boas ações que voluntaria ou involuntariamente deixei de proporcionar a você. Principalmente, mais ensinamentos e oportunidades nos diversos seguimentos de uma vida com mais preparação.

 

 “Em todo tempo ama a pessoa verdadeira (amigo), e na angústia nasce o irmão”.

 

Eu adaptei esse versículo para você neste exato momento, pois amigo é muito difícil, impossível não, mas muito difícil mesmo. E irmão mais ainda. A vida que nos diga!

 

A original é: Em todo tempo ama o amigo, e na angústia nasce o irmão.

 

Gostaria de deixar uma mensagem final de fácil entendimento e extremamente difícil de ser utilizada e ou praticada no cotidiano.

 

Conhece-se a capacidade de um ser humano (homo sapiens) pela quantidade de coisas sem as quais ele pode passar (prescindir).

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo de Deus! Amém?

 

Por Cristo, em Cristo, com Cristo!

Quando você entender e já entende: por, em e com, estarás entendendo a Santíssima Trindade!

 

Tenha um belo dia de aniversário, que pode até não ser dentro das suas expectativas, mas com certeza de Deus. É o que importa Filha (que antes de ser minha, nossa, sempre será de Deus).

 

Gostaríamos principalmente de dizer que durante nossas vidas também aprendemos muito com você, em cada etapa, dia após dia e cada dia mais, agora já adulta nos ensina com sua maneira de ser e com suas belas colocações e posicionamentos e pelo ser humano que é e que se fortalece renovando a vida com virtudes, simplicidade e a forma balizada na humildade para com todos, principalmente com os menos favorecidos, os que não tiveram as mesmas oportunidades e que jamais terão, o que é uma grande ingratidão da sociedade injusta, que não exerce o seu papel básico (educação, alimentação, moradia e saúde para todos), mas a união faz a força. Contribua tanto quanto possível para mudar a vida de qualquer pessoa para melhor.

 

O mundo é seu. Batalhe muito! Algumas batalhas perderás, não desanime, pois, outras vencerás, mas a guerra jamais perderás.

Nasceste para brilhar com teus próprios esforços, conhecimentos e humildade. E assim seja!

Obrigado por seres assim. Deus abençoe!

 

Agradeça a Deus tudo e por todos, sempre... Dialogando com esse Pai Maior, na maior intimidade possível que essa prática vai ou possa te permitir alçar ao sublime e mágico horizonte do entendimento com o Divino Mestre.

 

Te amamos muito!

 

Parabéns um incontabilhão de vezes!

 

(Mainha e Painho)

 

Filha querida veja quanto tempo levei para postar essa carta, era um segredinho nosso, mas pensando bem, hoje percebi que ela deve ser compartilhada com as pessoas e que pretensiosamente contribua para cada um refletir acerca das coisas importantes ou não das existências a essa esfera chamada de vida”. E que também busquem o exercício pleno da cidadania para que juntos possamos construir uma sociedade melhor e com mais dignidade, para podermos  ofertar aos filhos dos nossos filhos, geração após geração uma melhor e humana qualidade de vida. Esse deveria ser o nosso legado como filhos de Deus e cidadãos por excelência do mundo. 

 

Agradeço aos que enviarem Luz... Precisamos Muito da Luz de Vocês!

 

Julio Sergio

Recife-PE.

28.07.09