A NATUREZA E A VIDA (GANHADORA DO CONCURSO REDAÇÃO 2005 DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RJ (F.D.))

A natureza é a essência na sobrevivência de todos os seres vivos.

Toda e qualquer manifestação de vida é um milagre, desde uma planta que sabe preservar a sua espécie, colocando todas as características de uma nova planta dentro de uma pequena sementinha, até os passarinhos defendem seus filhotes com a sua própria vida, se for preciso. A nossa natureza tenta se defender, mas está ameaçada. Muitas espécies de animais e plantas já deixaram de existir livres em nossas florestas, pois as agressões ao meio ambiente sendo como nas queimadas de florestas e no desmatamento para extração de madeira. Tudo que prejudica o meio ambiente está nos prejudicando. Algumas pessoas já se conscientizaram de preservar, e não destruir a natureza. Muitos grupos e organizações trabalham para evitar e combater as agressões no meio ambiente e também temos a proteção do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O homem muitas das vezes, interfere na maneira negativa com a natureza, causando danos difíceis de serem reparados tanto na poluição do ar, da água e das florestas, são desequilíbrios ecológicos causados pelo homem. Temos que preservar a nossa natureza, que tem direito a vida. Quando se corta uma árvore, se plantasse outra no lugar, renovariam as nossas florestas. Um exemplo é a nossa Floresta Amazônica que é rica em vegetais e animais, e nesta região se encontra um enorme desmatamento para extração de madeira, acabando com o abrigo e a vida de todos os animais que vivem na “Floresta”. O ar é uma forma do Meio Ambiente ter as suas qualidades preservadas, pois com a poluição no ar, se compromete seriamente a natureza e a vida humana. Na poluição ambiental, encontramos o plástico e seus derivados, como o lixo que demora anos para se desfazerem, causando danos ao meio ambiente. Nossa natureza tem que ser “respeitada”. É dever ter a colaboração de todos para ajudar a melhorar as condições de vida da natureza indefesa. As florestas ajudam no ar puro que respiramos, pois nela se encontra o oxigênio que é de fundamental importância para a vida da humanidade. Na Camada de Ozônio se encontra um buraco que prejudica a vida da superfície terrestre, sendo causada essa danificação por substâncias químicas produzidas pelo homem. Com o desmatamento, em vários países, aos poucos as florestas estão desaparecendo, e se não forem preservadas o nosso verde será abatido. A nossa natureza chora em silêncio, a cada momento que se sente maltratada, pois existe nela a vida, que depende de nosso reconhecimento pensar que basta apenas deixarmos que essa beleza natural seja sempre uma existência. Podemos admirar o canto de um pássaro quando ele está livre para voar, para buscar a sua alimentação, encontrar no tronco de uma árvore um abrigo para seu ninho e cuidar dos seus filhotes. A natureza e os animais têm o prazer e o direito a vida. Vamos preservar a existência natural do nosso Planeta Terra.

Thiago Teixeira
Enviado por Thiago Teixeira em 17/09/2006
Código do texto: T242406