Carta ao Prefeito de Porto Seguro

Exmo. SR. PREFEITO

O Sr. Gilberto Abade

Saudações,

Após resistir muito aos apelos insistentes do Espírito Santo, resolvi dar-lhe vazão e transmitir ao prezado senhor o que o meu Deus pediu.

Há muitos dias recebi uma mensagem do céu para sua excelência. O bondoso Pai do Céu diz: “meus ouvidos não estão fechados para que não possa ouvir, nem cego os meus olhos para que não possa enxergar! E o clamor do meu povo chegou até mim. Busque-Me enquanto me pode achar, invoque o meu nome enquanto está perto (Isaías 55:6)! Não peques mais para que não te suceda algo ainda pior”

Senhor Prefeito, segundo a Bíblia não cai uma folha seca no chão sem o consentimento do Senhor Deus. Assim, creio que se estás no poder foi porque o Senhor do Céu permitiu. Agora, “sê tu uma benção!” – diz o Deus do Céu.

Certamente, não o preciso recordar do teu compromisso firmado ainda nos palanques durante o pleito eleitoral o qual concorreste. Várias vezes o ouvimos dizer que Educação e Saúde seriam prioridade em teu governo. Infelizmente, e contrário a tudo o que prometeste, tais áreas são as mais sofridas até então.

Sabe Prefeito, está vergonhosa a situação do município. Falta tudo nos postos de saúde, e mesmo nos hospitais, inclusive médicos! É triste e desesperador precisar desse serviço. Estamos morrendo, senhor Prefeito, de doenças que poderiam ser evitadas se tivesse gaze e esparadrapo nos hospitais, vacinas nos postos de saúde, enfim. A população está doente, Prefeito!

Perdoe-me por não ter-me apresentado, na verdade tenho medo de ser mal interpetrado. Sou Professor. Sabe Sr. Prefeito, eu estou doente. Já perdi a voz por duas vezes só este ano, isso durou semanas e o otorrino recomendou-me repouso. Mas não posso repousar até que as férias cheguem, tenho um compromisso com o meu Deus, tenho um compromisso ético e moral para com a comunidade na qual vivo e com o meu país. Por isso senhor, não posso dar-me ao luxo de parar. Por enquanto não!

Infelizmente, isso não é tudo, Sr. Prefeito. Recentemente passei a sentir fortes dores na coluna e no pulso esquerdo – sou canhoto – causadas pelas longas horas de escrita em pé, na lousa; pois meus alunos não tem livros.

Muitas vezes, tive que ceder a mesa e a cadeira destinadas ao professor a algum aluno, para que este não ficasse em pé ou tivesse que se assentar no chão. Quando chove, caro senhor, alaga a maioria das salas. O telhado tem onze anos, bem como todo o prédio, sem que houvesse uma única reforma. Diariamente somos ameaçados de morte, nossos carros e motos são alvos de vandalismo frequentemente. Pelo menos dois colegas já infartaram só do ano passado para cá. Um sem número está desanimado, desmotivado e em pânico. É comum surpreendermos colegas chorando.

Mas mesmo assim, Excelentíssimo Sr., nós estamos lá todos os dias, lutando com o pouco de forças que nos restam para tentar salvar alguns. Porque perdemos muitos alunos para o crime, para a prostituição e drogas, mas estamos sozinhos nessa guerra, e nossas armas se mostram impotentes na maioria das vezes. Nossos alunos estão violentos e desmotivados. Precisamos unir forças para mudar o rumo da história.

Quero que saiba que há pessoas sinceras e responsáveis na educação, que querem e fazem as coisas de maneira decente. E se tivessem oportunidade e recursos fariam seu trabalho de maneira ainda melhor. Não somos todos ruins e preguiçosos, nem todos somos corruptos, nem todos querem vê-lo naufragar em seu mandato, pelo contrário, mesmo enfrentando tantos dissabores, estamos lá, formando cidadãos, zelando da tua imagem, mas às vezes o Sr. Com uma simples atitude destrói em segundos o que levamos meses para construir. Sabe Exmo. Sr., embora pareça que ainda não tenha percebido, estamos todos a serviço do mesmo povo! Somos servidores públicos e se nos unirmos seremos melhores.

Sabe Sr. Prefeito, quando suspendemos as aulas, quando paralisamos por três vezes, queríamos tão somente que o Sr. se sensibilizasse com nossas enfermidades, com nossas limitações, nossas necessidades; com nossas lutas! Não somos mercenários, não queremos dinheiro. Queremos melhores condições para fazer aquilo que nos compete: educar! E isso só é possível com a aprovação do Plano de Carreira, com a reposição salarial – não é nem aumento. Não é verdade, Prefeito!

Queremos vosso respeito, creio que isso seja o mínino que o empregado deve ao patrão. E como povo, Sr. Prefeito, nós somos teu patrão, por isso devemos desenvolver uma relação de respeito mútuo.

Infelizmente, como o Sr. tem se negado conversar conosco, tivemos que deflagrar a greve, mas mesmo assim o senhor se mantém apático às nossas necessidades mais urgentes. Por favor, Prefeito. A população não pode pagar por conta das tuas birras com a Educação.

Precisamos agir como adultos. Ninguém perdeu mais senão as famílias enlutadas com as mortes dos dois professores e a própria educação. Então já chega de perdas. Não estamos pedindo nada que não possa dar. Afinal de contas, não somos teus empregados. Além do mais, todos nós sabemos que tudo o que pedimos é razoável e possível, e muito, muito urgente. Dinheiro tem para isso tem!

Sabe Sr. o recado do Sr. Jesus para ti é de que precisas de um homem de Deus no governo deste Município. Pois perdeste o rumo. É preciso discernir os espíritos, pois há muitos falsos profetas. Teu líder na câmara tem um comportamento anticristão, sua índole é altamente questionável. Mas não estou aqui para criticá-lo, não falta quem faça isso. No entanto, precisas entender que a postura dele e de tantos outros assessores teus tem arrastado tua reputação e popularidade para o mais profundo abismo. Precisas agir com firmeza contra isto, não contra professores indefesos.

Por conta deles o Sr. é raramente visto nas ruas da cidade e quando isso acontece é sempre rodeado de trogloditas. Isso precisa acabar, senhor. Nós o elegemos para governar para o povo, não contra o povo. Não te esqueças: precisas de um homem de Deus ao teu lado.

Um homem de Deus, não um falso profeta! Jamais faça aquilo que Jesus, se estivesse em teu lugar, não faria. Não tomes decisões precipitadas nem movidas por sentimentos vis, rancorosos. Cuida-te. Dedique-se a Deus todos os dias, caminhe nos passos de Cristo, pondere o que te digo. Observe tudo e, segundo o conselho do apóstolo Paulo, retenhas tão somente o que for bom.

Deus o abençoe e o faça próspero! Deus o ama mais que tudo neste mundo, e Ele está disposto a realizar os desejos do teu coração, se tão somente o honrares e o adorares!

Encerro esta com votos de apreço e de Paz.

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/49922/1/Carta-ao-Exm-Sr-Prefeito-Gilberto-Abade/pagina1.html#ixzz12w51lMm8