Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Por uma internet sem SPAM e HOAXES!!!

Acredito que a maioria de nós se sinta emocionado com uma história contada sobre uma criança que tem câncer e a AOL vai pagar centavos por cada e-mail enviado... mais ainda se alguém precisa de um coração e recorre à net para pedir que familias permitam doação dos órgãos de seus entes queridos que sofreram morte cerebral e podem doar coração e outros órgãos...

Mas precisamos saber diferenciar a VERDADE de um SPAM ou de um HOAX (boato mentiroso ou meia verdade virtual), pois esses são os agentes do mal que se utilizam da boa vontade humana e dos nossos corações moles para disseminar pragas virtuais em todos os PC's... eles coletam dados nesses e-mails, como endereços eletrônicos, IP's e outros que porventura os desavisados venham a permitir a divulgação.

Abaixo, trechos do site
www.quatrocantos.com, um dos maiores combatentes dessas pragas e desses seres do mal...

                Por uma Internet sem spam
Spam. S. m.
Estas páginas são dedicadas a todas as pessoas que usam a Internet no trabalho ou no lazer e sentem na pele o desconforto de receber, em sua caixa de mensagens, o desagradável spam.

Aqui encontram-se:

links para páginas mantidas por pessoas ou entidades participantes da luta por uma Internet sem spam;
imagens e logotipos;
artigos e comentários;
ferramentas antispam.

---------------------------------------------------------------

Spam. [Do inglês.] S. m. 1. Mensagem eletrônica contendo propaganda de produtos ou serviços enviada a uma ou mais pessoas sem que essas pessoas tenham solicitado as informações contidas na mensagem. 2. Mensagem eletrônica geralmente enviada, indiscriminadamente, a milhares de pessoas, de forma invasiva, intrusiva e abusiva sem que os destinatários a tenham solicitado. 3. Mensagem eletrônica, não solicitada pelo destinatário, contendo propaganda comercial, correntes da felicidade, correntes do tipo "solução para os seus problemas financeiros", "ganhe dinheiro navegando na web", "ganhe dinheiro fácil" ou "trabalhe em casa".
Spammer. [Do inglês.] S. m. Pessoa desagradável, empresa ou entidade que envia spam.

Fazer spam. 1. Enviar ou mandar spam.

Foi da constante repetição da palavra "spam" num sketch do grupo humorístico inglês Monty Python que se originou o seu significado associado às irritantes mensagens não solicitadas enviadas pela Internet a fora. O sketch é divertido o que não ocorre com os spams, com as mensagens de propaganda comercial ou política enviadas a quem não as solicitou nem tampouco se interessa por elas. Veja o texto original e a trilha sonora do The Monty Python Spam Sketch

(
http://www.quatrocantos.com/LENDAS/INDEX.HTM )

 Aqui vocês encontram, em ordem alfabética, vários mitos e lendas virtuais que foram devidamente desmascarados...

Aconselho também a leitura da Cartilha de Segurança (
http://cartilha.cert.br/ ) que trata de diversos assuntos a respeito de navegação segura na internet. Vale a pena conferir e o site é seguro!

                  HOAX (Obtido na Wikipédia)

Hoax
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esta é uma página sobre embustes na Internet. Se está a procurar por embustes em geral, veja em embuste.
Hoax ("embuste" numa tradução literal) é uma mensagem cujo conteúdo é "alarmante". A definição mais real sobre hoax é que é um vírus social, que utiliza a boa fé das pessoas para se reproduzir, sendo esse o seu único objetivo. De forma mais simples, hoax é um boato intencional e falso. Dá-se o nome de hoax a histórias falsas recebidas por e-mail, que geralmente ameaçam o destinatário com a destruição, contaminação, formatação do disco rígido do computador, ou qualquer outra desgraça, caso não faça o que for solicitado na mensagem.

Índice [esconder]
1 Etimologia
2 Hoaxes típicos
3 Ver também
4 Ligações externas



[editar]
Etimologia
A palavra hoax veio do pretenso encantamento hocus pocus. "Hocus pocus", por sua vez, pode ser uma distorção da expressão latina "hoc est corpus" ("este é o corpo") proferido durante a missa. O assunto ainda é controverso entre os etimologistas.

[editar]
Hoaxes típicos
Eis algumas notícias muito estranhas mas que foram exaustivamente enviadas. Todas são inteiramente falsas:

A Seleção Brasileira vendeu a Copa do Mundo do 1998, num esquema milionário, que envolveu a Nike, a Adidas, a Fifa, a CBF e os jogadores.
A Ericsson e a Nokia estão distribuindo celulares grátis.
Bill Gates oferecendo a você US$1000.
A Disney está dando a você férias grátis.
Uma companhia de alimentos infantis está enviando cheques.
A Procter & Gamble faz parte de cultos satânicos e o seu logotipo é satânico.
A Mirabilis vai lhe enviar o ICQ 2000 se você enviar mensagens para todos seus amigos e seu ICQ irá mostrar rostinhos diferentes em cada nome.
A MTV lhe dará o direito de ficar nos bastidores se você enviar correspondências para um grande número de pessoas.
A Nestlé enviará um cesta com produtos se você reenviar o e-mail para 15 pessoas.
O MSN passará a ser pago. É um abaixo assinado contra isso.
O Orkut será pago (outro abaixo assinado contra isso).
O Windows possui um arquivo chamado Jdbgmgr.exe, cujo ícone é um urso, que na verdade é um vírus. Observação: esse arquivo realmente existe no Windows, mas faz parte do sistema, ou seja: não é um vírus.
O reenvio deste tipo de mensagens é geralmente considerado sinal de pouca sofisticação e experiência no uso de computadores. Muitos dos utilizadores mais antigos tendem a encarar quem participa deste tipo de coisa com algum desprezo.

Uma dica simples é sempre acessar o site da empresa envolvida no hoax e verificar a autenticidade das mensagens. As empresas nunca fazem alterações nos seus serviços sem um aviso prévio aos seus usuários.

Adicionalmente, quando em dúvida sobre um determinado arquivo de seu sistema operacional, o usuário do computador deve procurar informações em diversos sites na Internet antes de remover algum arquivo desconhecido. 

(
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hoax)


E uma dica minha: quando receber um Spam ou um Hoax, antes de repassar, procure saber da veracidade das informações... eu já o fiz várias vezes e por isso sei que é válida a experiência. Chega de sermos explorados emocionalmente por pulhas virtuais...

Beijos a todos.
Akasha De Lioncourt
Enviado por Akasha De Lioncourt em 11/10/2006
Reeditado em 11/10/2006
Código do texto: T261948
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Akasha De Lioncourt
São Paulo - São Paulo - Brasil, 45 anos
706 textos (1034608 leituras)
72 áudios (109732 audições)
30 e-livros (56832 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 13:55)
Akasha De Lioncourt

Site do Escritor