Carta Argumentativa 4. QUESTÃO AGRÁRIA

Natal, 29 de Novembro de 2010

-

Exmo. Sr. Ministro da fazenda Guido Mantega:

Saudações!

-

Nunca falou-se tanto em reforma agrária como neste ano. Tema constante em debates políticos, e destaque em jornais e revistas, a questão agrária é um grande desafio da política interna brasileira.

Com a política das sesmarias adotada ainda no Brasil colônia, a concentração de terras tornou-se evidente. Grandes lotes estão em poder de uma pequena parte da população, muitas vezes servindo de lazer para deputados e senadores.

Por causa disto, venho observando que a terra vem deixando de cumprir a sua função social. Muitas famílias, principalmente as que dependem da agricultura, e não dispõe de local para plantar, passam a fortalecer organizações como MST, reivindicando um lote para seu sustento.

Sabemos que a agricultura familiar é à base do mercado interno. Muito do que chega a nossa mesa é proveniente desse tipo de plantio. Além de beneficiar o agricultor e a sociedade, torna-se um aliado ao avanço da economia do nosso país.

Portanto excelentíssimo, convoco sua atenção para essa questão. A reforma agrária depende da decisão dos próprios governantes. Desapropriar os grandes lotes de terra que encontra-se em poder de uma minoria, e fazer uma redistribuição igualitária, é o caminho para que a função social da terra possa ser cumprida.

AlysonMendonça
Enviado por AlysonMendonça em 24/11/2010
Código do texto: T2634441
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.