VAMOS SALVAR A LÍNGUA BRASILEIRA

Para expressar os sentimentos e demonstrar os ângulos pelos quais enxerga as infinitudes do universo, bem como para se queixar das mais diversas atrocidades que o acometem o escritor se vale de uma linguagem, e concretiza essas impressões por meio de gráficos que se arquitetam com uma norma oficial unificada. Isso é praxe em qualquer linguagem do planeta. Para se valer desse instrumento que vai servir de portador de mensagens para os leitores o escritor tem que conhecer a gramática da língua na qual escreve e respeitar as regras impostas pelas leis gramaticais. Também tem a responsabilidade de zelar pela sua manutenção, com o risco de não poder exprimir suas ideias com exatidão.

A gramática brasileira é o sustentáculo da língua portuguesa brasileira, pela qual os brasileiros expressam graficamente seus sentimentos e ideias, seguindo à risca as regras que a normatizam. O que torna um poema, um conto ou um ensaio estético é, além da criatividade do autor a presença de critérios gramaticais. Sem esses critérios o texto é um edifício na iminência de ruir. Como a arquitetura, a gramática tem que adotar critérios rígidos para erguer e manter de pé suas obras. A linguagem só se sustenta se fizer com que as regras sejam efetivas.

Se não é para respeitar regras de linguagem nem necessitaria de gramática.

Pretendo juntar esforços junto aos colegas escritores deste Recanto das Letras, usuários da Língua Portuguesa Brasileira para protestar contra um evento que foi noticiado neste final de semana. O MEC (Ministério da Educação e Cultura), distribuiu para mais de quatro mil escolas um livro no qual a autora desaconselha a seguir regras gramaticais. O título do livro é “Por Uma Vida Melhor”, autora Heloisa Ramos. Argumenta a autora que é desnecessário o escritor seguir as regras de concordância verbal, por exemplo. Mas há muitas outras recomendações absurdas contra a língua portuguesa do Brasil ao longo do livro.

Quero me juntar aos colegas escritores do RECANTO e enviar email para o MEC, (se possível para a autora, para deputados e senadores etc) protestando contra a atitude do governo por esse desrespeito contra a Língua Portuguesa do Brasil.