Sobre opiniões acerca do saudosismo do ensino tradicional no Brasil. Ao meu amigo Guto e demais professores que se sentem como ele.

Guto, esqueceu? Os orientais têm uma cultura de BERÇO, onde a família acompanha e estimula o processo de ensino aprendizagem. A dinâmica deles é relativa à cultura deles, baseada na disciplina milenar! Nós!? Temos família na escola? Temos a cultura da disciplina e de que aprender é precioso? Não. O que temos é uma supervalorização do futebol onde os astros ganham milhões, mas são quase analfabetos funcionais, modelos e pessoas que aparecem na mídia, que ganham dinheiro entretendo as massas, como os participantes do BIG BROTHER e da FAZENDA. Deputado federal chamado Tiririca declaradamente analfabeto funcional! Quem o escolheu e aos outros na situação dele para cargos públicos? O eleitor, a massa de omissos ou ignorantes que é a maioria da nossa população! País onde cantar músicas de um acorde só, com batidão repetitivo e letra idiota, também rende milhões e inspira gerações. Desta forma o que se pode fazer é tornar o processo educacional atrativo e não irritante para a imensa maioria desestimulada de aprender. O problema: estamos em transição. Há um choque cultural do tipo de ensino tecnicista e até Jesuítico para uma modalidade lúdica que chega até à borda oposta a da Escola do Porto. Ora sendo o povo brasileiro resultado de tanta cultura e tanta malemolência herdada das diversas nações que nos colonizaram, afora a classe social baixa e em grande parte chula destes colonizadores, o caminho é encontrar uma forma onde haja aprendizagem, em qualquer instância em que se identifique o erro, para que seja corrigido e que pare de ser transmitido às próximas gerações. Você sabe tão bem quanto eu que temos somente 5% de alunos predispostos a aprenderem em sala de aula. O que fazer com os outros 95%? Deixá-los reprovados sem ao menos tentar atingi-los de alguma forma até desistirem? Melhor um professor ou outro profissional que foi aprender a tabuada na faculdade, do que os milhares que já estão no mercado de trabalho e não sabem a tabuada e nem as regras básicas de ortografia e não vão nem ter a oportunidade de aprender, aperfeiçoar. Aprendemos em qualquer idade e podemos ensinar também em qualquer idade. Beijos e saudades de vc meu amigo.