CARTA PARA  MEU PAI!!!!!!!!


 João Pessoa, 13 de Agosto de 2011
 
 
 
                                        Meu paizinho querido,
                                        saudades.
 
 
                 Como quase todos os anos acontece, mais uma vez  no dia do teu aniversário estou distante de ti. Hoje, mais que nunca, eu gostaria de estar ao teu lado para te dizer o quanto te amo e quanto estou com saudades de ti; infelizmente vou ter que me contentar em fazer esta carta para ti, uma vez que nem por telefone poderemos nos comunicar,como sempre fiz quando estamos distantes um do outro. 
                  Meu querido, a vida aqui está cada dia mais difícil. Esta saudade terrível está corroendo meu coração e não me deixa em paz. Acredito que o meu lado africano (será que tenho? creio que sim) fala muito alto no meu coração, pois a saudade que sinto é muito diferente da de muitas pessoas que conheço;  minha saudade dói, sabe, pai, dói muito, sempre foi assim,acredito que o nome da minha saudade é "BANZO", isso mesmo, aquela saudade que dói tanto, que na maioria das vezes, leva o saudoso à profunda tristeza e algumas vezes à morte.
                  Nestes últimos treze dias o que tem me mantido em pé é a emergente necessidade de manter nossa querida Estelinha ligada em outras atividades e preocupações, embora chorando e suspirando pelos cantos da casa, com saudade s, saudades, saudades de ti!
                  Paizinho, quero aproveitar a oportunidade para te dizer que sinto muito, por tudo que deixei de fazer e de te dizer, nas inúmeras oportunidades que tive quando estava ao teu lado. Mas, só eu, tu e Deus sabemos por que não me foi possível. O importante, pai, é que eu sempre te amei muito, procurei te amar de todas as maneiras possíveis e inimagináveis. Através do amor da minha mãe por ti, através do teu amor por ela; também por meio do teu grande amor por meus filhos e netos; quando eles chegaram ficou mais fácil, para nós, o nosso relacionamento. Tu os amavas muito e eles te amam de forma imensurável! Mas, algo incrível aconteceu nestes últimos dois anos, sabendo Deus que éramos muito parecidos, e, por  essa razão, havia ranhuras entre nós, Ele determinou que eu passasse algum tempo debaixo do mesmo teto contigo, e, para  nossa surpresa, muitas coisas aconteceram, não é verdade? Foi uma verdadeira reviravolta nas nossas vidas, uma vez que eu, com mais de sessenta anos, independente e enfrentando um sério problema de saúde, fui submetida a dois tratamentos: o primeiro recuperou minha saúde física e o outro um tratamento inesperado, onde o Senhor nosso Deus me mostrou, mesmo através da dor e do sofrimento, o quanto eu te amava, amo e amarei por toda a minha vida. Já conversamos sobre isso tudo e já nos resolvemos, não é verdade? Bem sei o quanto foi difícil para nós dois, doeu, mas foi resolvido, estamos em paz, ficamos em paz, afinal, o amor falou mais alto. Eu descobri que o amor verdadeiro é aquele que não exige troca, apenas nos damos a quem amamos independente da maneira como somos correspondidos. Eu descobri que nada poderia diminuir o meu amor por ti, amo-te incondicionalmente, pra toda vida!
                     Quero que saibas que  és o meu pai herói! Sempre admirei a tua coragem e altivez ao deparar-te com os desafios que a vida te apresentava. Contigo aprendi a gostar de ler e a ler mais rápido que tu, pois, sempre que líamos algum livro juntos (sem perceberes, é claro!) tornava-se necessário que eu concluísse a leitura antes que virasses a página; fiquei mui ágil e tomei gosto pelas aventuras dos cawboys, espiões e muitos outros heróis da minha pré-adolescência.
                      Deste-me forças para enfrentar todos os desafios da vida , quando me encorajavas apostando no meu sucesso e dizendo-me: Você vai fazer porque você é inteligente; você consegue porque eu acredito na sua capacidade; eu a admiro porque você consegue alcançar seus objetivos; você sabe lutar pelo que quer; você  é  muito  inteligente; vá que vai dar certo. Eu aprendi contigo que vale a pena lutar pelos nossos sonhos e que sem luta não há vitória. Obrigado, meu pai querido, por tão grande legado.
                      Em muitas ocasiões fui surpreendida por ti e por tuas reações; muitas vezes cheguei angustiada, na expectativa de uma reação negativa da tua parte, mas qual era minha surpresa quando calavas ou me afagavas a cabeça,com palavras confortantes, principalmente, quando se tratava do teu carro novo. Lembro-me do dia em que bati teu fusca"pé de boi" (zerinho), estava indo ao banco para sacar o dinheiro para quitar o pagamento do mesmo, bati num poste e voltei desesperada para casa, na certeza que ias me dar a maior bronca, mas que surpresa para nós dois, reagiste diferente; "Calma, tudo vai se resolver da melhor forma",  você falou,  e resolveu mesmo!
                        Trago gravado na minha mente e nas minhas retinas a imagem daquele último dia em que falei contigo,30 de julho próximo passado, um sábado diferente, estavas com uma memória fabulosa, calmo, ansioso e animado, eu te disse o quanto te amava e tu me disseste: "Eu também te amo muito, Dodora!" Chorei de felicidade. Mamãe ficou radiante, oramos contigo, repetiste o Pai-Nosso e o Salmo 23, lembras? Falei da nossa ansiedade para trazer-te para casa. Eu sabia que este, também, era o teu maior anseio. Sofrias de saudades, como todos nós. Sei que a tua saudade tem as mesmas características da minha. Muitas vezes te ouvi dizer que me amas, principalmente quando nos falamos ao telefone. Eu sei que tu me amas, paizinho, eu sinto profundamente  que teu amor é real e verdadeiro! Reconheço que as diferenças existiam, mas temos um Deus que nos ajudou a ajustá-las. É misterioso, só Deus poderá nos explicar a razão de tantas controvérsias, embates, desencontros, sei lá! Uma coisa sei, nada poderá diminuir o meu amor por ti, nem apagar os bons e inesquecíveis momentos que vivemos juntos. Para sempre vou te amar!
                       Para finalizar, quero desejar um FELIZ ANIVERSÁRIO! E, que, naquele grandioso dia, quando Jesus voltar nós possamos nos encontar e nos abraçarmos para nunca mais nos separarmos. Ah, o teu presente tá guardado!
                        Um beijo da tua filha que muito te ama e está morrendo de saudades e não vê a hora de se encontrar contigo nas nuvens do Céu!
Com todo o meu carinho e uma saudade de lascar se despede tua filha 
                          Dodora

Esta carta foi feita pela minha irmã Auxiliadora Queiroga para meu  amado pai que faleceu uma semana atrás!!!
Nada melhor que esta oportunidade para publicá-la.......


 
...