Carta aberta  ao meu amigo Ciro Fonseca


 
 
                                 Há coisas mágicas e misteriosas na vida. Ela é assim mesmo. Não adianta se assustar.  Um desses mistérios é a amizade ,  que nasce, de repente, entre duas pessoas.
                               Ciro,  conheci você praticamente ontem. E hoje o meu sentimento é de que sou seu amigo de infância. Não tem explicação lógica, nem racional. A amizade não depende     de  você ser isso ou aquilo. Ficamos amigos e pronto!
                               Pois bem: ontem você escreveu um excelente texto intitulado “Estou de saco cheio”.  E na crônica jogou tudo para o alto, procurando ter aquela sensação de liberdade, que, no final das contas, é o que todo ser humano almeja. E  bem que você poderia acabar a crônica comendo jaca manteiga.
                               Agora vem a surpresa. O nosso grande Fernando Pessoa, em agosto de 1930, em poema maravilhoso, teve esse mesmíssimo “surto” seu. Confira aí parte do poema, que transcrevo com imenso prazer.
                               “Não!  Só quero a liberdade!
                               ...........................................................................
                               Quero respirar o ar sozinho.
                               .............................................................................
                               Não quero!  Dêem-me a liberdade!
                               Quero ser igual a mim mesmo.
                               ..............................................................................
                               Não me matem em vida!
                               Quero saber atirar com essa bola alta à lua
                               E ouvi-la cair no quintal do lado!
                               Quero ir deitar-me  na relva, pensando “ amanhã vou busca-la” ...
                               ......................................................................................................
                               Amanhã vou buscá-la ao quintal ao lado...
 
                                               Parabéns , Ciro, pelo “saco cheio”. Com isso você se materializou  no Fernando Pessoa, para a alegria dos amigos.
                                           Meu abraço, de doer as costelas, como você gosta.
                Gdantas