SER PROFESSOR

A quem deve ser chamado de professor? Aquele que simplesmente reproduz o que está nos livros?

A bsolutamente, não!

Ser professor é conhecer o que se fala, é pesquisar o que vai transmitir com afinco, com carinho, não por uma mera transmissão de conhecimento, mas construção do conhecimento, junto com o aluno.

Ser professor é estar pronto para receber alunos excelentes, alunos bons e alunos que não receberam da vida nem as informações básicas; ignorantes, vida familiar sem apoio de pai, mãe, sem carinho, sem incentivo por ninguém e assim, para o professor modelar, ensinar, polir e fazer dele uma pedra preciosa.

Ser professor é mostrar, antes de abrir o livro o que estamos fazendo lá na frente, praticar diante dos alunos o que queremos com eles.

Ser professor é estar preparado, mesmo sem ter medicina, ser médico da alma, do pobre de espírito, ser psicólogo; saber ouvir, fazer algo para reverter aquele quadro triste.

Ser professor é ser pai e mãe mesmo sem nenhuma paternidade e ensinar que a vida é feita de amor, bondade e fé e que podem contar com ele.

Ser professor é calar-se quando se quer gritar, é praticar o amor aos estudantes que nunca lhe foram apresentados o carinho, o abraço e um acalento.

Ser professor, não é ser só professor. É um dom maior. É ser mestre!

O verdadeiro mestre é aquele que prepara seus discípulos para além de continuar seu trabalho, mas superá-lo, ir além, ser maior que o mestre...

Ser professor é ser ouvinte, paciente, tolerante, bondoso, correto, justo e humano.

Ser professor é antes de ensinar, aprender...

Ser professor não é só mostrar o caminho, mas caminhar juntos.

Um grande beijo no coração a você mestre professor.

WILLIAN GILIO
Enviado por WILLIAN GILIO em 07/12/2011
Reeditado em 06/02/2023
Código do texto: T3377207
Classificação de conteúdo: seguro