Desocupa, João!

Estou impressionada com redes sociais. McLuhan ia gostar de ver a aldeia global nesse novo formato.

Tem algumas semanas vi no Facebook uns cartazes virtuais divulgando o movimento "Desocupa, João". Isso aconteceu quando foi amplamente divulgada a sanção da Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo (Louos), com as emendas do PDDU tudo feito muito silenciosamente. Como o negócio vazou, o povo resolveu se manifestar. Li sobre um protesto em frente a Prefeitura com frases inflamadas: “Prefeito, traidor, traiu a mulher e o povo de Salvador”. Esse tipo de construção frasal me faz rir horrores. Para os amigos que estão fora da Bahia e não estão por dentro, já rolou a maior lavagem de roupa suja na Câmara, pela ex-mulher de João Henrique acusando-o de adultério. Para os interessados em detalhes o Google pode ajudar vocês.

Seguindo, vi, não dei muita atenção, afinal aparece tanta coisa em nossas caixas.

Semana passada observei outras pessoas divulgando a mesma mensagem "Desocupa, João" em um novo layout do cartaz. Agora era chamada para outra manifestação. Dessa vez no Campo Grande para o próximo dia 01 de fevereiro. Comecei a achar curiosa a coisa.

Hoje, abro o Facebook e encontro um link para um vídeo no Youtube com um pagode advinhem com que título? Esse mesmo: "Desocupa, João". Vocês e Deus sabem o quanto eu odeio pagode, mas eu tive de ver. A campanha está coordenada. Na linguagem facebookiana: curti!

Se vocês colocarem no Youtube vão achar mais vídeos documentando o movimento. Eles provavelmente estão usando Twitter, mas como não acesso essa ferramenta, estou por fora.

Silêncio total da assessoria de comunicação da Prefeitura de Salvador. Também, vão dizer o quê?

Qual será a próxima peça de divulgação? Será que movimento vai conseguir pressionar de maneira suficiente e o atual prefeito vai sair? A esta altura vale a pena acompanhar a história, ficou bem interessante.

Sim! E para quem quiser conhecer o que pode vir a ser um hit nesse Carnaval (não duvido mais de nada depois de "menos Luiza que está no Canadá"), segue o link do pagode: http://www.youtube.com/watch?v=mfETkaNwkns&feature=youtu.be

Isso é tão inédito! Nunca tive a oportunidade de observar o povo da cidade que possui, ou melhor, não possui o menor e mais caro metrô do planeta fazendo uma coisa assim.