Diploma de Esperteza

São Paulo 15 de Junho de 2012

Querida Mãe

Só agora tenho certeza que minhas palavras chegarão até você, porque esse cara que irá entregar em suas mãos está sendo chantageado por mim. Como sei como és curiosa e não ter como mandar-me uma pergunta, lhe direi como estou fazendo isto com ele. O sujeito que me levou para trabalhar com ele era Casado com uma socialyte quatrocentona, trinta e cinco anos mais velha, de repente resolveu mata-la para ficar com a fortuna, avaliada em tanto dinheiro que eu nem consegui escrever os números na carta. Como era Jardineiro durante o dia e Churrasqueiro durante a noite, descobri isto há pouco mais de um mês quando eu estava limpando uma touceira de hibiscos e ele conversava com um Pistoleiro bem vestido que parecia um Deputado, quando eu tentei sair dali para não acharem que eu era enxerido, o danado do marido disse claramente “passa o pau na velha que eu te dou trinta mil reais”, mãe, te juro que na hora suspirei e pensei que o cara devia ser o rei na cama. Mas o pau era o trinta e oito cuspidor de chumbo, que me fez tremer tanto que quase me descobriram. No final da conversa ele chamou o Pistoleiro de Zé das Almas Penadas e perguntou como estava Manari, o desgraçado oco do mundo no Sertão de Pernambuco. Pouco depois a senhora rica e jurada de morte veio até eles, usava um sapato amarelo de saltos finos e um vestido azul longo com um decote mostrando a silueta dos grandes seios amparados por sutiens de aço, também tinha um colar de perolas e um óculos escuro escondendo a plástica nas pálpebras. Fiquei olhando para aquela mulher e imaginando, quando eu sai de Centro de Guilherme para tentar sorte em São Paulo, também do dia em que a senhora fritou o gato preto de Dona Filozina e nós comemos com farinha, me veio até a lembrança da viagem a Bom Jesus da Lapa na época da eleição para Prefeito, pagando promessa de seu Lazinho Manco em três dias de pau-de- arara. E a senhora nos entregou uma sacola para catarmos tudo que fosse comida nas encruzilhadas, e com isso quando voltamos foi uma semana comendo farofa e galinha dos Exus. O diabinho e o anjinho cada um em uma orelha abriram a boca, um mandando eu ir em frente com um pensamento que tive, o outro que era o anjo logicamente dizia para não me meter em encrenca. Tirei par ou impar, o Capetinha ganhou. Então chamei a magnata quatrocentona na hora que o marido não estava e disse o que tinha ouvido, só que falei para que o Pistoleiro aceitaria apagar o mandante se pagasse quarenta mil, ela aceitou.Então depois Chamei o Pistoleiro e disse a ele que os dois estavam se unindo para elimina-lo, que ela havia descoberto a trama e o marido disse que era mentira e ainda acrescentou que o Pistoleiro estava a mando de um ex-acessor de Paulo Maluf. Depois disso naquela casa ninguém mais virava as costas, colocaram câmeras até nos litros de água da geladeira, insegurança clara nas feições de todos, o marido teve o disparate de chegar em frente ao espelho e quase rasgar o rosto, para ter certeza que não usava mascara. Eu estava me sentindo o rei das tramóias, algo de cinema, João Grilo de “O Auto da Compadecida”, só que numa noite quando fui para o meu barraco em um lote nos fundos da mansão, vi um carro estranho chegar de madrugada e entrar veloz, andei agachado e entrei no sótão para ver o que era, para a minha ingrata surpresa o Pistoleiro, a Velha e o Marido, estavam combinando a minha morte, um mapa mostrando tudo que eu fazia até onde eu passava para visitar Paricida, minha namorada. Ai sim, minha imaginação voltou se despedindo de tudo aquilo que eu tinha passado, desejei estar aí comendo lagartixa e gato preto...mas parecia ser tarde demais. Sai rastejando e vazei, passei no barraco, catei umas peças de roupas e sumi na madrugada, quando estou descendo uma rua bufando de medo, dou de cara com um assassinato e por coincidência do Pistoleiro que estava há pouco na reunião que presenciei e dentro do carro estavam; a Velha e o Marido dela e, na cena do crime segurando a arma que os assassinos jogaram no chão estava um mendigo, que vivia pedindo nas imediações, trêmulo e defecando impregnado pelo pavor. Então agora deu para entender não é? Eu dei a ele o endereço e disse que se não achasse a senhora iria mostrar a Policia as fotos que tirei com o celular.Ia me esquecendo tem 500 reais dentro da carta viu é só uma mincharia, depois mando mais.Tô na boa.

Sua benção.

PS* Manchete do Jornal a Folha de São Paulo “Jardineiro é detido por suspeita de envolvimento na morte do casal de milionários no Morumbi.

Preso desde a tarde de ontem o Jardineiro Melquias Dioclécio de 31 anos suspeito de envolvimento na morte da Milionária Estela Abdul Jassemair de 65 anos e seu marido Pedro Aparecido Borges da Silva de 30 anos. A policia procura ainda por um mendigo que dormia nas imediações e aparece nas imagens de uma câmera de circuito externo, com uma arma na mão ao lado do carro alvejado, no momento em que o Jardineiro diz alguma coisa e volta para a residência do casal com uma mochila nas costas. Desde este dia o mendigo desapareceu.