Caro primo Luiz

Espero que esta o encontre gozando de paz e boa saúde, enquanto nós aqui estamos todos bem, com as graças do Senhor.

Em primeiro lugar quero lhe pedir desculpas pela demora na resposta, é que os Correios daqui andam em greve e só hoje recebi sua carta.

Estou chegando agora do hospital, onde fui tirar os pontos da amputação que sofri do meu pé esquerdo e que grata surpresa receber notícias suas, que tanto me alegram! Antes que se preocupe, a cirurgia transcorreu bem, segundo o que me disse o rapaz que assinou a papelada da minha alta no ambulatório. Fiquei um tantinho aflita pela pressa dele em desocupar a maca onde eu me encontrava, mas por outro lado fiquei feliz ao ver a senhorinha que estava sentada no chão poder finalmente esperar deitada pelo atendimento. A gente tem que ser solidário nessas horas, não é? Agora só tenho que aguardar a cicatrização para voltar lá e tratar do pé direito, que foi o que eu feri, quando tropecei no buraco do bueiro aberto da minha rua. A gangrena está regredindo, com as folhas de repolho que a vizinha me ensinou a colocar em cima, já que o xarope que me deram na farmácia popular não estava funcionando muito.

Agora, assim que terminar essa cartinha, vou buscar os meninos na casa da comadre Maria, lembra dela? Tadinha da comadre, já deve estar doidinha com a bagunça deles. Nem sei o que seria de mim se não fosse ela me ajudar a cuidar deles, nesses dois meses que não tem tido aula. Ainda bem que a greve dos professores não me tirou a bolsa-família, senão aí é que a coisa ia ficar feia. Agora, a minha preocupação mesmo é com a minha menorzinha, que tá com um barrigão de dar dó. Já levei ela no postinho três vezes, mas a diarreia não passa. Disseram que é virose e não dá pra fazer nada, mas eu estou achando que é a água, porque vários candidatos estão falando na tv que a água daqui tá toda contaminada. Por via das dúvidas estou dando bastante alho pra ela comer. A mãe falava que era bom pros vermes.

Ah! Já ia me esquecendo de te contar: lembra do Firmino, da tia Clotilde? O bicho tá bem, precisa ver. Enricou, o homem. E olha que ele ficou só quatro anos na prefeitura! Não conseguiu se reeleger por causa da tal lei da ficha limpa. Parece que andaram pegando umas maracutaias dele. Mas ele não tá nem aí, pelo jeito, porque outro dia ouvi falar que estava lá em Londres, assistindo as Olimpíadas. Eu é que não fiquei bem nessa história, porque estão investigando uns funcionários fantasmas na gestão dele e eu tenho medo que descubram aquele dinheirinho que eu ganhava pra emprestar meu nome na folha de pagamento. Foi uma pena ter acabado a boquinha, porque esse dinheiro me faz tanta falta! Nada nada, era a verdurinha que eu livrava aqui pra casa, né?

Olha primo, se tem uma coisa que me revolta é ingratidão, viu? Sempre que eu ia fazer faxina na casa dele, eu via lá uns políticos, que ele dizia que eram os aliados. E era cada festança que eles faziam! Hoje estão na Tv, metendo o pau nele, vê se pode? Ele veio aqui em casa antes de ontem me pedindo pra fazer campanha pra um sujeito aí que eu nunca vi na vida, mas parece que é gente boa. Simpaticão ele. Disse que está tudo arranjado por debaixo dos panos, pro sujeito ganhar a eleição, porque ele se mudou pra cá, já com o esquema todo montado. Se mudou não, ele alugou uma casa aqui, porque mora mesmo é no Mato Grosso. Tem uma big duma fazenda lá no Pantanal. Eu estou muito confiante que ele vai ganhar, porque o primo Firmino me prometeu que vai me arranjar uns sacos de cimento pra acabar de construir minha cozinha. Não vejo a hora, porque não aguento mais tanta goteira, mas com laje, quero ver se pinga, hehe... Eu só não sei se vai dar pra ficar fazendo boca de urna, conforme ele me pediu. A muleta ele já me arranjou uma, mas vai depender se o outro pé sarar até o dia da eleição. Mas se Deus quiser, tudo vai se arranjar. É como o vô sempre dizia: "fé em Deus e pé na tábua", lembra disso?

Bom, primo, acho que já falei demais por hoje, não é? Deixa eu cuidar da vida agora, e você, vê se não fica só aí dentro de casa, pondo caraminhola na cabeça, viu? Eu já te falei que você precisa sair mais, conversar com as pessoas, se distrair um pouco, ir num bailinho de vez em quando. Tem uns bonzinhos agora, da terceira idade.

Olha, se sobrar um tempinho aí, vem me visitar. Eu terei o maior prazer de fazer aquele doce de abóbora que você gosta.

Dá um beijo na filhota por mim e um abração na prima. Diz que eu estou morrendo de saudade de todos.

Sem mais para o momento, um abraço bem apertado dessa prima que nunca o esquece

Alice

PS. Me perdoe a letra meio tremida, é que acabou a luz e estou escrevendo no claro da vela.

Alice Gomes
Enviado por Alice Gomes em 07/09/2012
Código do texto: T3869490
Classificação de conteúdo: seguro