PARA ANA SANTANA( AMIGA DE INFÂNCIA)

Querida amiga Ana Santana

Não imagina a surpresa que me causou quando vi seu comentário! Passei a tarde inteira relembrando nossos primeiros passos nas letras, nos poemas, na vida.

Você foi e é para mim um exemplo de pessoa, que desenhou sua história com lápis de cor dourada, pois o ambiente externo que a cercava era inóspito para florescer tamanha desenvoltura intelectual e cultural. Desde sempre, e com a ajuda de sua família que tão bem soube educá-la, você alimentou seus sonhos, os mais grandiosos, você se entregou aos livros muito cedo e eles a guiaram até aqui. Acho sua trajetória belíssima, mas eu não diria surpreendente porque eu a conheço desde pequena e, para mim, sempre foi fácil deduzir que você chegaria longe. De fato, sendo você excessivamente exigente, julga-se pouco vencedora, mas, amiga, estou aqui para desmentí-la. Você é para mim, uma daquelas histórias quase fantasiosas que serve como exemplo para qualquer um, ou melhor e, bem melhor do que isso, você e todas as suas conquistas não são ficcionais e, sim, uma bela e inspiradora realidade.

Amiga, seu comentário merece correção no que tange a dizer que você se distanciou do mundo das letras, você amiga minha é a própria construção literária em pessoa, a sua verve intelectual não necessita de inspiração, pois qualquer assertiva que venha de você é pontuada com grande sabedoria e conhecimento. Faço-lhe ainda uma correção. É impossível que a arte de escrever tenha se esvaído de você! É impossível!!! É impossível!!!

Eu a perdoou (rsrs) se acaso você deixou de sonhar alguns sonhos, mas espero que esses tenham sido substituídos por outros. Eu sei que a estrada é longa, que existem tropeços, cansaço, mudança de rota e tudo o mais que, muitas vezes, pegam-nos desprevenidos e nos levam a outros caminhos que nem sempre é o que planejamos ( qual aconteceu comigo, não é mesmo?), mas sempre existe o essencial de nós lá dentro do coração nos impulsionando a pegar a velha estrada, a que verdadeiramente pode nos fazer feliz.

Bem, esta carta ficaria demasiadamente extensa se eu me deixasse levar pelos pensamentos pretensamente filosóficos que me assaltam nesta hora, assim, melhor é falar de coisas mais práticas(rsrsr) , não é mesmo?

Segui a vida, não como planejei, pois você sabe que alguns fatos me fizeram trilhar novos caminhos e sei que você sabe do que falo, mesmo assim, com a nova estrada, tentei ir adiante, pois às vezes não dá para retroceder, às vezes até pode ser possível, mas requer muita coragem e daí, o ser humano também guarda dentro de si uma certa dose de conformismo que, por vezes, impede-nos de lutar pelo que realmente queremos. Mesmo com a mudança de rota, busquei coisas similares que me dessem prazer. Lamento profundamente por não poder me derramar no mundo literário como gostaria, pois o que faço aqui no recanto das letras é apenas uma impressão tímida do mundo e das pessoas em geral( inclusive de mim), nada que possa ser comparado ao que eu poderia fazer se eu tivesse nutrido como desejava aquela velha e boa menina sonhadora e amante de Machado de Assis( Lembra???rsrsr)...é amiga, não somos mais as mesmas, por causa do tempo, por causa do trabalho, quiçá dos amores???!!!

Fico feliz que deseje retomar nossa amizade. O que nos afastou foi somente o tempo, nada mais. Também desejo que possamos relembrar os velhos tempos. Aprendi muito com você, muito mesmo e saiba que você contribuiu muito positivamente para que eu também começasse a sonhar, sou grata a você e também a sua irmã.

Estou feliz com tudo que conquistou. Você sempre mereceu!

Outra coisa, mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiito obrigada por não revelar minha verdadeira identidade(rsrs). Sei que pode parecer confuso, afinal, estou com minha foto, no entanto, uso um pseudônimo, mas não sei se você recorda é que fui influenciada por Fernando Pessoa e eu gostava de Ricardo Reis , daí, já viu no que deus(rsrsr)...

Continuo com o mesmo número de celular, liguei para você hoje à tarde, mas estava desligado, imaginei que fosse justamente por causa do trabalho. Perdoe-me se em algum momento não fui o que você esperava, afinal, creio que eu tenha decepcionado muitas pessoas que apostaram em mim, mas agora tenho feito uma releitura e estou determinada a pegar tudo que deixei para trás.

Amiga, obrigada por sua influência intelectual em minha vida( ahh, lembra do sonho de ter uma biblioteca em casa? Ainda não tenho uma biblioteca, mas tenho uma estante repleta de livros, rsrsrsr).

Muita saúde, paz e harmonia em seu lar, em sua família e quando quiser , pode me ligar.

Mesmo com toda essa distância, ainda somos amigas!!!!

Eliane Vale
Enviado por Eliane Vale em 26/09/2012
Reeditado em 27/09/2012
Código do texto: T3902930
Classificação de conteúdo: seguro