As coisas que aprendi com você durante o seu primeiro mês de vida

Há quem diga que os bebês ainda não sabem nada e que nós, os pais, devemos ensinar tudo a eles. Eu discordo de quem diz isso, sabe? Aprendi muitas coisas com você ao longo desse seu primeiro mês de vida.

A primeira coisa que eu aprendi foi a arte de amar alguém além de mim mesma, de amar alguém mais do que já julguei ser possível.

Aprendi, logo que me disseram que você já tinha nascido, a impaciência. Eu queria ver você, sentir o seu cheiro o quanto antes.

Quando isso aconteceu, aprendi a enxergar a vida com outros olhos, os olhos de uma mãe.

Depois eu aprendi que alimentar você era a experiência mais linda e gostosa que eu jamais poderia ter sonhado em viver. Que sensação maravilhosa!

Aí eu aprendi a passar a noite em claro, escutando os seus barulhinhos.

Com seus barulhinhos, comecei a aprender o que é a real preocupação “Será que ela está bem? Será que ela está respirando? Será que ela golfou? Será que está com fome?...”

Quando começaram as cólicas, você me ensinou a desejar sentir a dor de alguém. Eu queria que a sua dor doesse em mim para que você pudesse ficar livre disso. Mas isso nunca aconteceu.

Aí comecei a aprender a impaciência, o cansaço, o stress, a tristeza...

Depois você me ensinou a decifrar cada um de seus choros: fome, arroto, golfo, sono, banho, manha, aconchego, dor, fralda... Essa lição foi uma das mais difíceis.

Aí vieram as noites em claro e os dias sem dormir, e eu desaprendi para que serviam as noites. Graças a Deus isso não demorou a passar!

Mesmo com todas essas lições, eu ainda consegui aprender que o momento mais mágico do mundo é quando tenho você adormecida em meus braços. E é aí que você me ensina o que é me sentir plena e realizada. E é aí que você me ensina a sentir paz. E é aí que você me ensina a me sentir feliz.

Existe uma lição que eu comecei a aprender quando descobri que estava grávida e que ainda estou aprendendo e que acho que vou demorar uma vida inteira para entendê-la, mas que mesmo assim não vou conseguir executá-la com perfeição. A lição de ser mãe, de ser a sua mãe.

Sei que por mais que eu tente e me esforce, jamais conseguirei ser a mãe perfeita que eu queria que você tivesse, jamais conseguirei ser a melhor mãe do mundo.

Talvez eu nem chegue perto disso, mas quero que saiba que sempre farei o que for melhor para você.

Mas acima de todas essas coisas, acho que a primeira lição que eu aprendi ainda é a mais importante: o amor incondicional.

Eu amo você Fernanda! Nunca, NUNCA duvide disso.

Texto escrito dia 27/08/2012