Estávamos em férias ... continuação 38a. carta - "Voltar a comer para retirar a sonda de gastrostomia"

“Voltar a comer para a retirada da gastrostomia”

Os meses se passaram com o objetivo de ajudar o Róger a comer de tudo. E foi maravilhoso! Nessa hora a gente sabia que ele ia participar ativamente da terapia.

A evolução foi surpreendente. Houve o atendimento de vários profissionais da fonoaudiologia para atender o meu filho, em função das dificuldades priorizadas. A fase priorizada chamada “DISFAGIA” era para ajudá-lo a voltar a comer.

A disfagia é uma alteração na deglutição, ou seja, no ato de engolir alimentos ou saliva. Na disfagia ocorre um desvio do alimento ou da saliva, obstruindo parcialmente ou completamente as vias respiratórias. Além do envelhecimento das estruturas, o acidente vascular encefálico (derrame), traumatismo craniano, doenças neurológicas como Parkinson, Alzheimer, distrofias musculares e câncer de cabeça e pescoço podem causar a disfagia.http://www.fonoaudiologia.org.br/publicacoes/pubmanual5.pdf

Uma das profissionais voltou para trazer mangas para nosso filho e para conversar conosco, surpresa quando soube que nosso filho estava se alimentando normalmente, sem uso da sonda, e admitiu-nos que ela não acreditava que ele conseguiria comer novamente, pela lesão e exames da época. Ela pensava a época que ele seria ajudado apenas a engolir adequadamente a saliva e não fazer a broncoaspiracao. É necessário ressaltar que se tratava de uma profissional experiente e bem conceituada na cidade. É necessário ressaltar que o caso dele era mesmo grave. Com a graça de Deus ele pode voltar a comer.

Assim, passou meses com a sonda de gastrostomia preventivamente. Preventivamente? Sim, para o caso dele não conseguir comer e ter por onde passar o alimento enteral. Havia ainda o desafio dos líquidos e da medicação. Vencidos aos poucos.

Acontece que a sonda de gastrostomia passou a ser um incomodo. Algo que estava atrapalhando impedindo, por exemplo, a entrada dele em uma piscina, por ter um orifício na barriga.

Gastrostomia é uma abertura feita cirurgicamente no estômago para o meio externo, com finalidade de facilitar a alimentação enteral para o cliente e administração de líquidos, quando a mesma está impossibilitada por via oral. Indicado quando esta via alternativa necessita ser mantida por mais de um mês. (http://enfermagem-acao.blogspot.com.br/2010/07/gastrostomia-e-cuidados.html)

Nas sessões de fisioterapia neurológica, era necessário realizar um procedimento de imobilização da sonda, enfaixar o tórax, fixar com fitas adesivas para não ter o risco de deslocar ou mesmo ser arrancada nos exercícios.

Novamente o pai entrou em cena e foi insistindo com a equipe para darem a autorização de retirar a sonda. Dias se passaram. E foi autorizado.

Enfim, sem a gastrostomia. Procedimento simples realizado no Home Care mesmo.

Rosa Destefani
Enviado por Rosa Destefani em 01/11/2012
Código do texto: T3964039
Classificação de conteúdo: seguro