COMENTANDO

Achei pertinente a publicação do comentário postado pelo escritor e amigo Jorge Sader Filho em minha página - Textos IMPFAV - após a leitura do texto : "O Capitalismo de Max Weber" em 13 de agosto de 2012 15:41

(...) Difícil acrescentar comentário em assunto tão bem explanado. Assim, conto uma história conhecida.
Dizem que quando traduzia estudos bíblicos para o alemão, Lutero teria sido visitado pelo diabo.
Incontinente, arremessou-lhe um tinteiro. Até onde isso é verdade?

Abraço,
Jorge

EstherRogessi A. Mendes1 de novembro de 2012 18:58

Salve, Jorge!

Histórias, estórias... com boa dose de metáforas.
Martinho Lutero, tanto quanto, cada um de nós conviveu, confrontou, deparou-se - algumas vezes dormiu -, até sentiu o bafo do diabo, isso acontece no nosso dia a dia.
Penso que, há santos de sangue quente... Há sangue quente em santos frios; há frio no inferno e labaredas entre os santos.
Há verdade no exposto e altivez, intrepidez em Lutero, jamais estupidez.
Metaforicamente respondido.



EstherRogessi,Recife,02/11/12.

Nota: nesta oportunidade, esclareço, retifico as afirmativas postas, por um leitor amigo - comentário posto abaixo deste meu texto -, contrárias ao personagem histórico - Martinho Lutero que, denigre e tende a mudar sua integridade moral.

--- Caro poeta, obrigada por visitar a minha página e, comentar o meu texto. Gostaria de saber a Fonte, através da qual ficou convencido de ser Lutero tão terrível. Parece-me incongruência, tal afirmativa, explicito as causas:

a) Confrontando as datas de nascimento e morte de Martinho Lutero e de François Noël Babeuf chegamos à conclusão de ser impossível a veracidade de sua afirmativa:

Martinus Luter (Martin Luther) ou ainda, Martinho Lutero, nasceu aos 10 /11/1483 em Eisleben; morreu aos 18 dias do mês de fevereiro de 1546
( aos 62 anos) em Eisleben;

François Noël Babeuf Nasceu em 23/11/1760 e morreu 27/05/1797.
Como podemos constatar Babeuf nasceu 214 anos após a morte de Lutero;se esses dois personagens históricos - merecedores de todo respeito, por suas posições e luta, em prol da assistência espiritual e igualdade social, aos menos favorecidos, tivessem vivido na mesma época, mesmo assim, seria incongruência tal afirmativa e julgamento.

b) Babeuf revolucionário; defensor da igualdade social; líder da Conspiração dos iguais, nos nossos dias seria classificado como anarquista, socialista e/ou comunista – por suas idéias – foi preso por várias vezes; usou o pseudônimo “Gracchus Babeuf” para que no ofício de jornalista pudesse publicar suas idéias sem sofrer perseguições. Enfim, preso e condenado à morte por guilhotina, tentou o suicídio, sem conseguir o seu intento, vindo a ser executado no dia seguinte - Revolução Francesa.

Aqui fica a minha resposta apologética em busca do esclarecimento da verdade e "estruturação de vidas através das letras."


Respeitosamente,
EstherRogessi, Recife,02/11/12.


Licença Creative Commons
O trabalho Comentando de EstherRogessi foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.
EstherRogessi
Enviado por EstherRogessi em 02/11/2012
Reeditado em 26/02/2013
Código do texto: T3964629
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.