Teclas do piano

Dedico à minha

Professora de canto

Dona-Filhinha (Irene)!

Teclas do piano

A primeira vez que a vi....Houve encantamento...(Levado pelo bailarino-que-queria-ser-cantor, Paulo Rogério Velasco)!...A figura franzina de Dona Filhinha, doeu-me a alma. Enxerguei Luz, naquela estrela abrindo a porta da sala. Tinha cheiro de flor naquela casa. (ALFAZEMA)!...Era rua sem saída, "Vila"! No bairro de Botafogo - RJ. Precisava fazer aula de canto, apesar de ser tenor, não queria cantar canções líricas. Queria apenas, dar um jeitinho na voz,instrumento necessário para meu trabalho de cantor-compositor. A minha, agora mestra, tinha uns nem sei quantos anos!...Viúva de maestro. Franzina, franzina, franzina, cabelos brancos, colocava perfume que não sei o nome...(Lavanda)! Sinto ainda... Seu alimento? Teclas do piano e "Aspirina"! Vamos ao vocalise..."Não quero ser cantor lírico"...Repeti diversas vezes. Entre canções populares, Dona Filhinha, com o amor que o canto lírico em si habitava, colocava à partitura do "L'elixir d'amore" (Una furtiva lágrima.) Por encanto e sem medo, soltava a voz pela garganta...Toda aula, Luz...toda Luz aula. Sempre me tapiando e me tapiava. Cada dia, novo som, nova escala musical. Cada dia nova palavra...Nova escala musical...Levei vários amigos, para estudar com ela, Joanna, (cantora), Ziembinski, (O papa do Teatro Brasileiro!) Sarah Benchimol...Compositora! Adorava a voz de Sarah. O piano não era de cauda. A cauda do piano era ela...Belo dia!...Ela percebeu que meus pulmões, estavam plenos de cantoria, colocou a partitura no piano: "Una furtiva lagrima"...Cantei, Cantei, até ficar um nó em mim. Senti as paredes me aplaudirem e um pássaro saindo de mim gritando. Dona Filhinha e eu choramos. Choramos tanto e muito. Não nos abraçamos, lágrimas abraçaram-se em pétalas de canto. Nunca mais voltei, àquele recanto sagrado, depois daquele dia a fazer aulas de canto, e nunca mais vi Dona Filhinha. Soube que mudou de endereço e depois morreu...Não fui ao seu enterro-despedida-dor!!! Dona Filhinha é deus e seres encantados... Anjos, levando o som das teclas do piano no colo da eternidade em sinfonia de Luz, além da Luz, da Luz, da Luz.

Eterna gratidão,

Tony.

Tony Bahia

Tony Bahia
Enviado por Tony Bahia em 02/01/2013
Reeditado em 04/01/2013
Código do texto: T4064367
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.