Imagem Google / jangadeiroonline.com.br



SENTIMENTAL CORRESPONDÊNCIA



E-MAIL 1 (Prof. Dr. Francisco Tarcísio Cavalcante, lente na UECE e UFC, entre outras instituições do 3º Grau, no Estado do Ceará)


Pezado colega e amigo João Gomes.
Foi com enorme prazer que, mais uma vez, li um soneto de sua autoria, belíssimo (você é um poeta!) e me bateu a saudade do meu queridíssimo aluno e hoje colega de magistério. Gostaria de manter um contato mais póximo com você.  Por exemplo, queria lhe fazer um convite para que viesse conhecer meu museu (mini), que possui entre outras coisas o setor de literatura. Assim, sua poesia poderá também ficar exposta entre os poetas cearenses. Um abraço saudoso! Do seu professor, agora colega, Tarcísio Cavalcante (da UECE).

 

E-MAIL 2 (Resposta)

Bom dia, caro mestre Tarcísio!

Que "colega" nada, o senhor (assim como o falecido Guy Sucupira, meu professor ainda no Curso Clássico) é e será sempre meu "mestre preferido", e não pela sua meritória titulação de Doutor em Letras. 

Não é possível, homem de Deus, que satisfação reencontrá-lo, aqui. Como o senhor me encontrou nesta selva da net é que não sei, quero saber onde.

Minha poética, caro mestre, é um fiasco, mas aquele livrão de que lhe falei, à época em que o senhor me orientava para a (suada) monografia, saiu e saiu volumoso.

Nada meu, em particular, aquilo é um resgate do imenso e valioso acervo da linguagem popular, que andava disperso.

Há tempos que queria saber do senhor, onde e em que planeta andava, para lhe dedicar um volume do DICIONÁRIO DE EXPRSSSÕES POPULARES DA LÍNGUA PORTUGUESA.

Claro que, lá, em dedicatória, está seu nome, com muita honra para mim, além dos seus colegas professores do pós-, no Centro de Humanidades, aliás, todos postos no frontão do livro por sugestão sua.

Perdera seu telefone, em velha agenda de bolso, onde estava inclusive a data do seu aniversário e aí fiquei no mato sem coelho, rsss. Se me não falha a memória, penso que seu aniversário é em maio.

UMA HONRA PODER IR VISITAR O SEU MUSEU, EMBORA TENHA ANDADO MOLE PARA SAIR, COM CARTEIRA DE GUIADOR EM ATRASO, ATÉ POUCO SAINDO DE CASA.

Acredite: seu e-mail foi a maior alegria que tive neste limiar de ano novo.

Quero, com o maior prazer,  lhe passar o livrão (980 pp.), saído pela Martins Fontes e já averbei mais dois na Biblioteca Nacional, ainda sem sombra de editor.

Levei sorte com o primeiro, achei um editor de coragem e que acreditou no projeto.

Meus números são: 3286-(...) (biblioteca, nem sempre estou aqui), 9955- (...) e o da residência, 3228-(...).

O senhor deu comigo no RECANTO DAS LETRAS, já que viu meu arremedo de soneto, nem sei qual, mas visito também o Facebook, o Twitter e o Orkut, sem assiduidade.

Por favor, arreje logo um álibi para que lhe passe o livro, até em alguma livraria, no DEL PASEO, ou na CULTURA, por exemplo. Sem dirigir, vou de ônibus, de táxi, até de carroça chego lá, rsss.

Votos de um FELIZ ANO NOVO, ao lado de sua família.

Com carinho e admiração pelo mestre, um abraço muito sentimental do seu péssimo aluno (àquele tempo corria em mais dois turnos, para sobreviver, trabalhando tempo integral, daí ter sido o "péssimo" que fui, rsss),


João Gomes da Silveira

                                                                                                                         Fort., 08/01/2013.
Gomes da Silveira
Enviado por Gomes da Silveira em 08/01/2013
Reeditado em 08/01/2013
Código do texto: T4073606
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.