Querido Professor,

Não sei o que você acha do movimento estudantil e das pessoas que participam dele. Saber disso ficaria mais fácil te "explicar” as várias vezes que chego atrasada na aula, e que fico me martirizando para conseguir mais tempo para conciliar minha prática no ME, que me garantirá uma formação mais completa da qual não abro mão, com o conhecimento técnico, que em parte me tornará Fisioterapeuta, espero!!!!

Não só por isso, mas também por isso tenho te enviado alguns convites para acompanhar, quem sabe, quem dera participar das discussões, sei lá... Uma forma de justificar, de tentar amenizar as expectativas boas ou más e de mostrar para você o porquê das minhas faltas, atrasos, etc...

Sei que antes de dever qualquer justificativa a você, devo aos meus "usuários do Sistema” e a mim mesma. Por isso tenho tentado conciliar a minha busca por uma formação completa que antes de me servir, vai servir aos meus futuros usuários do SUS (atendidos por mim) e aos meus companheiros de nacionalidade.

Preocupada com os rumos da Fisioterapia (antes com os da saúde e o do País), tenho cada vez mais tentado convencer as pessoas da importância de se envolverem com a Fisioterapia não apenas tecnicamente, mas também politicamente. Por isso tenho enchido teu saco com informes sobre reuniões, que eu nem sei se você entende pela forma corrida que sempre coloco.

E porque investir em professores mais novos substitutos, por que, assim como os calouros, acredito que podem ser mais facilmente tocados. Tenho participado das reuniões de Departamento e tenho me preocupado bastante com os rumos da Fisioterapia. Não que todos os professores tenham culpa afinal são produto de uma formação desconectada do "mundo do Brasil", com a realidade e infelizmente têm tentado reduzir a formação profissional universitária a formação de proprietários de Clinicas... Sabendo eu, que quando os milhares de fisioterapeutas formados pelo pais saírem da universidade terão como campo de atuação maior o SUS , porém sem saber lidar com ele... Por quê?????

Porque a UNIVERSIDADE não os preparou para o SUS e o pior ainda, contribuem para uma imagem ruim do sistema e não fazem nada para mudar isso... Nem sei se estava brincando quando falou” se for paciente do SUS você trata dessa maneira se não for você trata de outra forma” , mas se falou por intenção aqui vai a alfinetada kkkk , esse meu discurso não foi apenas pela sua fala , mas pela fala de outros professores, outros estudantes de saúde ou não , com quem dia a dia vejo acharem que estão contribuindo com o crescimento do pais, ou do seu bolso....mas que na verdade tem se mantido passivos diante dos problemas!

Isso era pra ser apenas uma justificativa ou um pedido, mais um de reconsideração das minhas falhas enquanto estudante e de outras que virão.Nem sei qual o resultado disso, depois na sua cabeça...Mas .... Mais uma vez gostaria que fosse analisada a possibilidade de adiar por um dia , só um! minha prova!

Queria estudar pra vida!

Texto lido na Assembléia do

XIV Fórum Nacional de Docentes em Fisioterapia – João Pessoa

31 de maio a 03 de junho de 2006.

Ângela Maria Pereira.

Estudante de Fisioterapia da UFPB.

Anja
Enviado por Anja em 14/03/2007
Código do texto: T412708