UM PEREGRINO EM TERRA ESTRANHA

Querido irmão,

Esse ano tem sido um ano diferente de todos os demais, da minha vida.

Diferente por ser o ano que, na crença popular, encerra-se o milênio; por ser o ano em que me licenciei do ministério; e, principalmente,

por ser o ano no qual perdi a minha família e decidi mudar o rumo de minha vida, deixando a “Casa Paterna”.

Surgem dúvidas, questionamentos e lutas sempre cruéis.

Uma solidão esmagadora. Um imenso vazio.

Ninguém ao meu lado...

Por vezes, eu me perguntei: Será este o caminho?

Então, em Junho, após um período de quase um mês de completo abatimento, em meu coração, veio-me a resposta:

- “...os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por trás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda.” Isaías 30.21

“Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual e o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas.” Jeremias 6:16.

Eu deveria colocar-me nos caminhos e perguntar: Qual o bom caminho?

Mas como não me desviar desse bom caminho? E como discernir essa voz que por detrás, de mim, dizia: Este é o Caminho, andai por ele.

De repente, uma luz irrompeu diante dos meus olhos.

Ri. Chorei...

Diferentes e divergentes emoções...

Senti que meu espírito ficou alegre e extasiado pela resposta encontrada:

Todos os caminhos podem ser-nos bons, e todos podem ser-nos maus. O que faz diferença é estarmos no Caminho. De repente, Cristo se tornou tão real, tão presente, como se eu ouvisse falando: Eu sou o Caminho.

Querido irmão,

Todos os caminhos são-nos bons caminhos, quando estamos naquele que é o Caminho.

Todos os caminhos nos levam a Deus, quando estamos nAquele Caminho que vem de Deus.

Todos os caminhos nos dão paz, quando estamos no caminho do Príncipe da Paz.

Jesus nos chamou a caminhar com ele e após ele. Ele diz: Vinde após mim...

Eu não sei por quais caminhos Ele me levará. Mas, tendo-o à frente, e ao meu lado, eu sei que estou no Caminho, mesmo se com Ele eu tiver de atravessar o Vale de Sombra e Morte. Ou, como nos diz o profeta: “Se eu morar nas trevas, o Senhor será a minha luz.”

Lembro-me, das vezes, quando em São Paulo, eu adentrava em um caminho diferente para fugir dos engarrafamentos. Alguém me perguntava: Você sabe onde você está? E, por vezes eu lhe respondia: Não, mas sei para aonde eu estou indo.

Meu irmão,

Se você me perguntasse, hoje, onde eu estou, agora. Talvez eu também lhe respondesse: Não sei, mas sei com quem estou e para aonde estou indo.

Temos uma jornada. E ela é cheia de aventuras, com uma surpresa a cada passo que damos. Ora alegres, ora doridas. Mas sempre nos fazendo aprender algo novo e que nos torna mais sensíveis, mais humanos.

Quero lhe convidar também, meu irmão, não tema.

Venha a Jesus. Siga-o. Tenha, com ele, comunhão. Ele diz: "Quem me segue não andará em trevas, antes terá a verdadeira luz. Sim, diz ele: Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei e farei, de vós, pescadores de homens."

Não sei quanto tempo ainda estarei a caminho...

Não imagino as alegrias ou as dores que ainda terei de enfrentar.

Mas quero, meu irmão, continuar no Caminho.

Conto com as tuas orações por mim...

Eu, um peregrino em estranha terra.

Moses Adam

Araçariguama, 21 de outubro de 1999.

Título anterior: Cristo, o Caminho