Feira de Santana- 22 de janeiro de 2014

Queridos (as)
 
Lutar a favor da vida requer em primeiro lugar informação. Já que o Câncer é o grande vilão da minha história neste momento, devido o estado de saúde de minha mãe, insisto em trazer em meus textos algo alusivo ao tema.
Eu estou sobrepeso, muito tenho lutado contra esta situação, por vezes ansiosa, como, mas geralmente o que não devo. As massas de um modo geral são as minhas inimigas, amo pão, e  este nunca nos acompanha sozinho, abre espaço para a manteiga, o queijo, o presunto, um café com leite reforçado, enfim.
Quando elucidei o câncer e argumentei o uso do cigarro como sendo um causador assíduo nas vítimas que fumam, passei a inquietar-me, pois sendo o cigarro um instrumento a favor do vício psicológico, a ingestão de alimento também é instrumento a favor de um  vício psicológico. Assim, busquei uma justificativa,  razão pelo qual, muitas pessoas acima do peso, apresentaram algum tipo de câncer.
Eis que encontrei Cristiane Zoller pela internet, preocupada com pacientes em situação de risco , o que a levou a dar seu grito de alerta:
 
Por Cristiane Zoller
 
 
obesidade  já é considerada um problema de saúde pública devido a sua grande incidência. A obesidade pode ser considerado como uma doença e seu desenvolvimento pode ser caracterizado por questões genéticas e devido a maus hábitos alimentares associado ao sedentarismo.
Qualquer tipo de obesidade é preocupante, mas aquela onde a gordura localiza-se na região abdominal é considerada a mais perigosa e com maior índice na probabilidade de desencadear câncer devido ao acúmulo de gordura sobre os órgãos da região do abdômen.
O organismo possui uma quantidade pequena de hormônios sexual masculino e feminino. Já é comprovado que em casos de obesidade os níveis desses hormônios sofrem alterações, gerando assim mais um fator complicante.
Pesquisas demonstram que a obesidade pode contribuir para a probabilidade de aumento de câncer. Por exemplo, pessoas com alto nível de obesidade apresentam alterações hormonais que contribuem para o aparecimento de células cancerígenas. Outro fator complicante é o tempo gasto para a digestão alimentar, pois, em pessoas obesas, o alimento leva um tempo maior para passar pelo intestino, aumentando a probabilidade do desenvolvimento de câncer no aparelho digestivo. Além disso, as células, inclusive as cancerígenas, se desenvolvem mais rapidamente quando a quantidade de calorias no corpo é maior.
A atividade física, raramente realizada por pessoas obesas, é uma das melhores maneiras de prevenção, pois, diminui o tempo de transito intestinal, contribui para o metabolismo dos alimentos e para a saúde corporal como um todo, diminuindo o potencial cancerígeno.
 
Leah Ribeiro Pinheiro e Cristiane Zoller
Enviado por Leah Ribeiro Pinheiro em 23/01/2014
Reeditado em 24/01/2014
Código do texto: T4661170
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.