Cartas da Amazônia 14

Oi professor,

Estou escrevendo para dar-lhe um retorno sobre o meu novo emprego aqui na Amazônia. Estou bem animado, cheio de expectativas, e como você bem havia me dito essa oportunidade está sendo ótima para mim.

Sinto-me orgulhoso pelo seu incentivo, especialmente por ter confiado em mim, ao indicar o meu currículo para essa vaga no Hospital Regional.

Sei que você tinha uma lista grande de pessoas que gostariam de ter uma indicação dessas. Também tenho convicção que muitos profissionais não se sentiriam seguros para mudar para um lugar tão distante e diferente como esse. No entanto, só tenho bons motivos para lhe agradecer.

Aqui estou tendo uma valiosa oportunidade de aprimoramento dos conhecimentos adquiridos durante minha graduação ai com vocês na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Estou podendo aplicar os inúmeros conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas ao longo do curso de graduação em Enfermagem e na pós de Gestão Hospitalar.

O contato diário com diversos doentes vindos de comunidades ribeirinhas, em geral de locais bastante isolados, está me oportunizando a vivência com doenças tropicais, antes só conhecidas na literatura ou nas teorias em sala de aula. Aqui estou aprofundando os meus conhecimentos sobre a abordagem aos pacientes e suas patologias diversas, como malária, leishmaniose, febre amarela, raiva transmitidas por morcegos hematófagos, entre outras.

Enfatizo mais uma vez, professor, que sou extremamente grato ao apoio que recebi de todos os profissionais da Faculdade de Enfermagem, mas especialmente do senhor.

Além das doenças tropicais tive contato direto com um tipo de acidente típico dessa localidade, que acontece em embarcações comuns nesse mundo de rios e lados da floresta tropical. É um problema bem grave e que só acontece em situações bem específicas da Amazônia, que é o acidente de Escalpelamento.

Aqui, na Amazônia o transporte fluvial faz com que muitas mulheres percam seus cabelos em acidentes. O eixo do motor fica exposto durante as viagens. As pessoas percorrem diariamente longos trechos de rios nessas embarcações rústicas, viajando no meio das cargas, com bagagens, combustível, crianças, animais ... todos juntos num exíguo espaço próximo do motor do barco. As péssimas condições de segurança nas embarcações levam anualmente inúmeras crianças e jovens a passarem por essa dor drástica de ver seu rosto desfigurado, o que atinge muito mais do que a sua beleza física, pois afeta profundamente sua autoestima e qualidade de vida.

Estou tendo a oportunidade de atuar grupo criado especialmente para atender as vítimas desse escalpelamente, que chegam em extremamente situação crítica e precisam de atendimento especializado e de longo prazo.

Nessa atividade específica de atendimento de mulheres e crianças escalpeladas pude ver como um problema tão triste afeta a vida de centenas de famílias em nossa região. Nos poucos meses que estou aqui pude aprender o valor do trabalho que um profissional de saúde tem, principalmente do enfermeiro que representa a força motriz do sistema de saúde nos estados da Região Norte, pois somos em número muito maior dos que os médicos, e às vezes até assumimos o papel desses nobres colegas de medicina.

As condições de trabalho são bem diferentes das que existem nos Hospitais do Sul e Sudeste, mas mesmo assim sinto gratificado por esse emprego, pelo bem que estou fazendo a essas pessoas e a mim mesmo também.

Gratidão é o que mais me motiva nesse emprego na Amazônia. Pretendo me envolver com todo coração nessa vida de “Enfermeiro”, pois quero lutar de corpo, alma e espírito com compromisso sério para construir uma saúde de qualidade.

Por isso, quero ser um profissional aplicado e dedicado que tem como meta a promoção de mudanças na saúde nacional, por que entendo que a oferta de atendimento humanizado é responsabilidade de todos que almejam uma vida mais digna os cidadãos de nossa maravilhosa Amazônia, de nosso país e do mundo!!!

Macapá - AP, 13 de fevereiro de 2014.

Caio Fernandes Silva (Enfermeiro, Especialista em Gestão Hospitalar)

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Fevereiro de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 13/02/2014
Código do texto: T4690066
Classificação de conteúdo: seguro