VALE A PENA VIVER!

Amados amigos e fãs, acabei de assistir ao filme: A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS, que está em cartaz, nos cinemas do país e fiquei a me perguntar sobre a nossa missão nesta Terra e o valor de nossas vidas. A mesma humanidade que constrói é aquela de destrói, escondendo para baixo do tapete da memória os verdadeiros motivos que nos fazem pegar em armas contra nós mesmos. As elites criam estratagemas para nos convencer a dar a vida por eles, nos usando, feito marionetes, para alcançarem o que querem. Sempre, foi assim, desde o tempo que o mundo era mundo e, muito, provavelmente, continuará a ser assim, se não fizermos nada para mudar este "status quo". A luta pelo poder, por território, por espaço aos holofotes e controle da mídia, pelas inúmeras riquezas da terra e por dinheiro ofusca o homem e lhe tonteia a razão. Certo grego conhecido como o ENCICLOPEDISTA, se estivesse, aqui, talvez concordasse comigo. Nada justifica apagar a luz do seu semelhante no mundo. Não há honra nisso, somente, loucura, ódio, malignidade, atraso e desamor. Saibam que mil guerras são travadas, todos os dias, dentro e fora de nós mesmos, muitas das vezes, imperceptíveis ao nosso conhecimento porque não são noticiadas (as externas) e outras, indecifráveis pelo nosso consciente, pois se dão no campo do sub, e do inconsciente. Sorrir-nos-ia, então, o Rei da Psicanálise, Sigmund Freud. É mais do que clarividente dizer que, somente, os olhos da alma são capazes de fitar além da superfície das coisas. Devemos preservar todo e qualquer conhecimento, pois nos servirá, um dia, como lâmpada acesa, nos tirando da escuridão da incerteza, nos indicando a direção a ser tomada e nos levando, consequentemente, à solução de algum problema iminente. A capacidade de acumular conhecimentos sobre nós mesmos e sobre o mundo que nos rodeia fazendo uso de massa crítica e agindo em função disso é que nos faz a raça mais inteligente do planeta. Construímos O MUNDO QUE CONHECEMOS, A CULTURA DOS NOSSOS POVOS, A HUMANIDADE.
O exercício direcionado do conhecimento ou exercício mediador dos profissionais da Educação (PROFESSORES) de uma coletividade com seus alunos, nossos filhos, nos fortalecem e nos preparam, cada vez mais, como sociedade humana racional, organizada e pensante, na busca incessante da evolução humana no Cosmos. Tomem cuidado, entretanto, com as políticas educacionais com fundo eleitoreiro que optam em manter o povo inculto, semi-analfabeto ou analfabeto funcional, sempre, sobre o julgo das variadas formas do voto de cabresto porque assim, OS DOMINANTES se perpetuam no poder e no controle da produção cultural, política, econômica, energética e social de um país.
Não podemos mais ficar inertes à realidade do MULTICULTURALISMO, que bate às nossas portas (Vera Maria Candau - Pontifícia Universidade Católica do RJ) e nem a tudo isso que vos falo. Sem o acúmulo de conhecimentos e formação de uma cultura estaríamos relegados a começar, sempre, da estaca zero e, muito possivelmente, já estaríamos beirando à extinção, entretanto, de que adianta, também, tanto conhecimento e cultura globalizada disseminada pela INTERNET, entre outros meios midiáticos, se não nos deixam adquiri-la, livremente, SEM INFLUÊNCIAS e sem restrições políticas.
Saibam vós, que uma boa idéia nos leva ao posto mais alto, entretanto, esta mesma boa idéia pode, também, se desencaminhada de seus angelicais princípios, nos levar, ao mais baixo degrau de nossa civilidade, por exemplo, ao HOLOCAUSTO NUCLEAR pela má utilização da respectiva ENERGIA NUCLEAR E GANÂNCIA DO HOMEM.

Cada um de vós, sede luz na escuridão da ignorância, mas cuidado, pois atrairão os espíritos das sombras que a tudo consomem e destroem em troca do que é límpido, bom, reluzente e justo. Eles se alimentam das suas fraquezas e da sua falta de fé em Deus e no próximo (humanidade). Sejam como as árvores que buscam a luz para sobreviver e se jogam nos ares, tentando tocar o céu com seus próprios galhos. A felicidade é algo que adquirimos, quando buscamos, esperançosos, alimentar nossas almas. Continuem trilhando o caminho das boas virtudes e do saber, pois é certo que nada mais levarão convosco, quando fizerem a passagem (...) a não ser, todo o conhecimento e evolução que seus espíritos puderem reter. Sendo assim, façam o que puderem para melhorar a sociedade humana a qual fazem parte e aprendam a votar, conscientemente, nem que seja NULO, como forma de indignação à política partidária apresentada, mas não deixem de exercitar o direito político, o direito à liberdade de pensamento e de expressão, neste mundo.
A alegria que devem sentir, em suas almas, é, e não outra, aquela, do dever cumprido, fruto das experiências, vividas, dia-a-dia, sol a sol, nesta Terra, na busca incessante da plenitude do bem, através do bom senso, do saber, do respeito à Deus e do amor ao próximo. Finalmente, deixem que esta alegria, que está dentro de vós, transborde e vos edifique, vos mostrando, indiscutivelmente, como sinos que repicam a todos os cantos (...), o anúncio da MÁXIMA VERDADE, que, realmente, VALE A PENA VIVER


 
André Passos
Enviado por André Passos em 01/03/2014
Reeditado em 18/03/2014
Código do texto: T4711852
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.