CARTA PARA MEU FILHO
Acabo de ler no mural do Face de uma amiga, que quando os filhos eram pequenos e bastava estender as mãos para tocá-los, cobria-os com cobertores para protegê-los do frio da noite. Mas, agora que cresceram e estão fora do alcance, ela junta as mãos e cobre-os com orações.
O texto é de autoria desconhecida, entretanto é pleno de verdades que habitam nos corações das mães que veem seus filhos crescerem e baterem as asas, aquelas mesmas asinhas que achávamos tão incapazes de alçarem grandes e lindos voos.
Sim meu filho, quantos voos arrojados você já arremeteu e nós, seus pais, ficamos aqui embaixo torcendo pela plenitude deles. Como fizera Fernão Capelo Gaivota, você jamais desistiu de seus objetivos.
A cada vitória sua, ficávamos também vitoriosos. Muitos mares navegados por você nós não conhecíamos, entretanto, conforme os pensadores já disseram, é preciso aventurar-se sobre mares desconhecidos e ver “a terra não descoberta no mar mais distante”, pois aquele que descobriu a “terra homem” descobriu também a “terra futuro do homem”.
Agindo assim, tentamos ensinar a você e a sua irmã a coragem e a paciência. Cecília Meireles também incitou em um de seus poemas: “Para adiante! Para o mar largo! Livrando o corpo da frágil lição da areia!”
Do pouco que sabíamos, tentamos ensinar-lhe a grandeza de sentir-se humano e lutador, para que, em qualquer época de sua vida, você entendesse as dificuldades que lhe pudessem surgir, como se fossem desafios para seu crescimento humano e espiritual; a fim de que compreendesse que as experiências de vida são preciosas para Deus, pois Ele vê a dedicação de cada filho na realização de suas tarefas diárias.
Hoje é seu aniversário e é o primeiro deles que passamos distantes, por força de fatos que contrariam nossa vontade de estarmos juntos. Não importa a distância física, porque os corações de nós três aqui de casa estão aí, juntinhos ao seu e ao da Ana.
Evidente que eu gostaria de estar aí ou que você estivesse aqui, para “cobri-lo com o cobertor e lhe dar um beijo de boa noite”, mas como ensina a frase que li, faço como é de meu costume em todas as manhãs: cubro-o com as preces de minhas mãos elevadas aos céus, pedindo que Deus o proteja e o Espírito Santo o ilumine diariamente. Como diz a canção, “em minhas orações eu vou pedir a Deus que ilumine os passos seus.”
Nós amamos você e eu nem precisaria dizer isso, porque esse amor é sabido, assim como sabemos do seu por nós. Espere para a próxima semana o nosso abraço de Feliz Aniversário e para rirmos muito juntos.
Parabéns, Vítor, muita Luz, Saúde e Alegrias para você. Receba meu carinho de mãe e Deus o abençoe!
Dalva Molina Mansano