Eu Tive Muitos Pais

Eu tive muitos pais...

Quando criança, o pai-herói que vestia uma farda, e muitas vezes me levou consigo para o quartel, pra impedir a surra prometida pela minha mãe pra quando ele não estivesse em casa. A cor verde-oliva predominava nas portas, paredes e móveis da sala que ele ocupava, e povoa minhas lembranças de infância.

Adolescente, foi o pai que me incentivava a escrever, que me presenteava com cadernos feitos por ele, numa pequena máquina de encadernação que tinha no quartel. De cada romance ou poema que escrevi, ele foi o primeiro leitor, e o maior incentivador.

Adulta, foi o pai que me apoiou na escolha da profissão e na decisão de casar tão cedo, apesar da resistência da minha mãe.

Ao longo dos anos, fui descobrindo naquele homem bondoso, o pai que eu precisava - o amigo, o conselheiro,o esteio, o cúmplice, o exemplo, a inspiração...

Pela minha casa, passaram dezenas de pessoas que ele acolhia. Eram pessoas vindas do norte ou nordeste, que chegavam ao quartel em busca de parentes, que meu pai ajudava a localizar, enuanto as abrigava.

Nos últimos anos, meu velho pai era o meu alicerce e conforto. Seus sábios conselhos norteavam a minha vida, eram o aprendizado que eu precisava.

Eu tive um pai maravilhoso, pra cada fase da minha vida.

Há seis anos, meu pai se foi, deixando na minha vida um buraco sem tamanho, que nada será capaz de preencher. Ainda hoje, tento pensar no que ele diria, cada vez que preciso tomar uma decisão ou resolver uma difícil situação. Então, ouço a sua voz falar ao meu coração, e tenho a grata certeza de que nunca estarei sozinha; porquê o amor entre pais e filhos é eterno, transcende a vida e a morte.

Eu tive muitos pais num só, e amei cada um deles da forma que só um filho é capaz de amar...

Sonia Villarinho
Enviado por Sonia Villarinho em 10/08/2014
Reeditado em 12/08/2014
Código do texto: T4916907
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.