Tenho um plano

Escrevi isso há um tempo atrás em um momento de devaneio e relendo, hoje, o coração fica tranquilo. O que é certo ou não as vezes depende de ponto de vista.

"Querida, tenho um plano.

Acho que quero ser astronauta. Sim, é! Astronauta. Vou jogar tudo fora e virar astronauta.

O peso das coisas que carregamos aqui em baixo é muito pesado. Pesado demais, decerto. Tão pesado que os braços cansam e o coração perde as forças. É um cansaço de culpa, de incertezas, de remorso, de sonhos, de egoísmo, de interesses, de coisas não ditas, de coisas ditas... E quando o coração perde as forças ele bate devagar, indiferente, e vai batendo cada vez mais devagar que um dia bate por bater de tantos muros que já bateu de frente, sem airbag nem cinto de segurança. E aí ele para de vez, todo arrebentado, estraçalhado, quebrado. Não é legal andar com o coração batendo machucado, os olhos pagam por isso. Aí você seca por dentro e, pronto, ele para de bater.

Estou fugindo, confesso, mas se fujo de alguma coisa não é de mim. É para encontrar você. Viver em você. Não quero passagem de volta.

Daí talvez eu possa vê-la caminhando entre os passantes aqui em baixo. Talvez com sua bolsa no ombro. Talvez com o fone no ouvido. Talvez carregando um livro. Talvez até de mãos dadas com o cara que não é o cara da vida dela mas ela vai se casar e ter filhos e tomara que ele se torne o cara da vida dela. Ela merece um cara da vida dela. Espero que o cara que não é o cara da vida dela mas pode vir a ser o cara da vida dela mereça acordar todos os dias, olhar para o lado e se perder naquele sorriso manhoso matutino que ela tem. Espero que ele seja digno de ser o motivo dos sorrisos diários dela. Espero que ele seja merecedor daquele coração. Espero que ele leve flores a ela no serviço. Desejo que ele dê o chocolate preferido dela. Espero que eles disponham de lindas e serenas noites regadas a vinho. Espero que ela possa escolher o nome da filha que terão. Espero que ele faça cócegas na barriga dela. Espero que ele saiba que ela não merece sofrer. Espero que ele a faça feliz, muito. Espero que ele goste do tempero do feijão dela. Espero que ele deixe ela pôr o recheio na pizza que eles farão juntos, mas que ele que terá que fazer aquele esforço para abrir a massa enquanto ela ri chamando-o de "meu fortão". Ele não vai sentir vontade de sair do lado dela. Espero que ele saiba que ela é... única. Espero que ele não tenha motivos de não esclarecer algo ... Espero que ele saiba que se ela for embora porque ela a fez sofrer, é ele que vai sofrer. Não desejo que ele sofra, pois ela terá sofrido antes e então espero que sejam felizes: A mulher mais especial deste mundo e o cara que não é o cara da vida dela mas espero que se torne o cara da vida dela.

Espero. Espero. Espero. Estou fugindo, confesso, mas se fujo de alguma coisa não é de mim.

Desejo entrar na sua orbita, viver na sua casa e, do seu quintal, com as pernas cruzadas, balançando e bebendo um vinho barato, observar as estrelas. Fiquei sabendo que aí não tem varal, bom, não precisa lavar roupas sujas. Outra coisa que soube é que aí as coisas flutuam. Não pesam. São leves. Que você não cobra, oferece abrigo e não pede nada em troca. Soube também que aí, em você, pode elogiar sem interpretações equivocadas. Elogiar com a única pretensão do elogio. Elogiar sem gravidade. Li em algum lugar que você oferece relações sem gravidade.

Já tomei alguns foguetes emprestados até você, como passageiro - eu não estava no controle - mas o caminho estava errado. Então agora estou arrumando um foguete só pra mim, eu irei pilotar, ele está na oficina, já está quase todo construído, estou ajeitando o GPS, vou sem capacete mesmo.

O que acontece é que preciso encontrar o caminho certo até você, até o seu seio, e dessa vez se o foguete não funcionar eu irei voando, alado, e nesse dia serei então o único homem a fazer da lua o meu abrigo. Sem gravidade. Sem grave idade. Sem crises de idade. Sem idade. Sem identidade. E se ainda sim não der certo, tem o dia seguinte, o sorriso seguinte e algo que lhe deixará em paz."

Tiago Romaneli
Enviado por Tiago Romaneli em 26/08/2014
Reeditado em 26/08/2016
Código do texto: T4937419
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.