Imagem da Web


Sra. Dona Dirma, Prisidenta do Brasir,

         

         A sinhora me adescurpe o jeito simpres de falá, mais eu percisava antes do cinco de ortubro lhe contá um poco da minha história, pra modo de lhe fazê um úrtimo pedido. Dona Dirma, sou uma muié simpres cumo muintias otras desse Brasir, tenho trinta e treis ano de idade e o meu trabaio a sinhora inté num vai gostá de sabê. Num foi por farta de campiá não, é que sô meio disconcertada da cabeça e de veiz em quando perco os sintido. O dotô diz que é uma tar ‘pilepsia’, intonce ninguém qué mi dá trabaio, pra modo d'eu disacordá durante o servicio na casa das madamas. Mais, agora dona Dirma, a sinhora mandô uns dotô de Cuba do “Mais Médico”, aqui prá perto de casa, a dotora já me consurtô, me mandô fazê uns inzame no “SUIS” e buscá remédio na “Farmácia Populá” e eu tô bem mió... acho que loguinho inté vou pude arrumá otro servício, pruque sou mãe de cinco fio e, deles perciso cuidá, tem água, luiz e inté arguma ropa pra pagá. 

          Meu fio mais véio, o crack já me tomo. Vive na rua e, pra casa nunca mais vortô, isso me dá uma dô... memo anssim eu quero agradece a sinhora, pruque tenho mais treis minina, uma de dezasseis ano, as otra doze e deiz ano e, por úrtimo tem o guri de dois ano que inda é garrado nas minha teta, anssim que desmamá vô botá ele numa creche novinha, novinha que inaugurô aqui pertinho. Óia que eu vivia percupada que as minhas fias siguissem a mema sina do ermão, ah dona Dirma, mais graças a sinhora, a minhas menina tão tendo otra vida, muitio deferente do ermão... A sinhora sabe, a mais véia tá num tar de “Insino Médio Politénico” e tá inté descursando, falano de fazê um inzame de ENEM e intrá prá facurdade. Por primero achei que ela tava indoidiando, mas as perfessora disseram que ela pode intrá sim, por um tar de PROUNI ou per as “Cota pra Negros”, aí eu inté parei de mandá ela pará de sonhá, é que no tempo da gente facurdade era só pra fio de dotô, mais vai que a minina cunsiga né, vai sê um exempro pras outra que tumém tão instudando, vão pertio de casa e ficam o dia intero na iscola, num tar de “Mais Inducação” que eu sei foi a sinhora que inventô... pois é, a iscola inté parece iscola de rico tumém, de tanto dinheiro que a sinhora e o seu Tarso mandam, elas ganham cumida boa, tem computadô e a tar da 'internete'. Dona Dirma, por favô, é por meus fios que vim lhe falá, a sinhora tem que ganhá otra veiz pra prisidenta pruquê eu sei, a sinhora é muié de palavra, que nem que eu, e não dexa de tê cumprumissio co'as famía e nóis num pode de jeito ninhum, corrê o risco de ficá bandonada otra veiz, como era antes do seu Lula.

             Pois é, foi o seu Lula que feiz nossa vida miorá...  seu Lula oiô pra gente feiz a “Borsa Famía” e a sinhora inté aqui, só tratô de continuá essas maravias. A sinhora sabe que discubri um tar de PBA – Brasir Arfabetizado, acho que vô lá pra aprende iscreve mió que nem lá no PRONATEC que eu tô aprendendo fazê umas cumida mió, minhas fias inté ingordaram e se curaram das lumbrigas. Sabe, deisde do “Borsa Famía” nunca mais minhas fias percisaram drumi churumingando de fome, é dona Dirma, a gente num pode vortá passa fome. A sinhora num sabe quantas noite quando minhas fias choravam cum a barriga roncando, eu percisei freve umas foias de chá pras bicha delas inganá. Intonce dizia pras minina se acarmá que se cuntinuassem a chorá, o bicho que roncava na barriga ia ficá muintio furioso e pudia inté matá... era verdade, num era dona Dirma, o bicho da fome inté pode matá?!

         É só isso que vim improrá Dona Dirma, não deixe esse marvado bicho da fome vortá as minha minina assustá. Por isso vim lhe preguntá o qué qui eu posso fazê pra a sinhora naquele palácio continuá? Eu inté já cuversei cas minha cumades que agora moram num conjuto habicionar do tar “Minha Casa Minha Vida” qui eu inda não pude ganhá, mas quem sabe dessa veiz seje minha veiz né... é tão bunito dona Dirma as casinha dela, dá inté vontade de pranta umas frorzinha diante de casa... mas, cumo num posso isconde nada da sinhora, vô lhe conta, elas me contaram que tem gente falando muitio mar da senhora e, tem uma tar loca que tumém promete continua co “Borsa Famía”, eu lhe digo eu perfiro num arriscá. Aquela loca que diz que a mãe dela dava um ovo pra 8 fio comê, isso é improssíve...  inté parece doidia varrida e é inté capaiz de querê fazê o “Borsa Famía” virá uma borsa de ovo pras nossa criança, meus fio num são lagarto não, o xente... 

            Intonce Dona Dirma, vo fazê minhas reza prá sinhora continua fazendo esse Brasir miorá e, se a sinhora não achá que vô lhe abusá, tumém vou pedi pra sinhora fazê aquele tar  de “Mais Inspecialidade na Saúde”, vixe vai dá uma miorada no “SUIS”,  aí quem sabe eu possa tratá mió da cabeça e inté arrumá um otro trabaio. 
            Inté Dona Dirma, inté...
Gelci Agne
Enviado por Gelci Agne em 30/09/2014
Reeditado em 30/09/2014
Código do texto: T4982612
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.