EDITORIAL PARA A REVISTA, PARAÍ-BÊ-A-BÁ

CARTA AO LEITOR

CONHECENDO MELHOR A PARAÍBA

Mais do que um simples produto acadêmico ou mesmo, um compromisso obrigatório com a disciplina Projeto Gráfico e editoração, do professor mestre Arão Azevedo, a revista PARAÍ-BÊ-A-BÁ é a realização pessoal de cada um de nós, discentes do 3° ano de Comunicação Social da UEPB.

Dividida em três eixos temáticos, referentes ao turismo, à cultura popular e às várias manifestações artísticas do povo paraibano, a revista PARAÍ-BÊ-A-BÁ é também fruto de um importante desafio. Trata-se, pois, de uma proposta na qual procuramos desenvolver um trabalho inteiramente voltado para a Paraíba, com temas regionais e específicos do nosso estado. A propósito, o nome sugerido para a revista faz referência a uma antiga música local, regravada há alguns anos pelos cantores Zé Ramalho e Flávio José. “Paraíba do norte, do caboclo forte, do homem disposto esperando chover...”

Desempenhando o papel de autores e produtores da revista, em toda sua concepção gráfica e textual, esperamos que este nosso esforço venha agora surtir algum efeito positivo, um merecido reconhecimento por nosso empenho e determinação, uma vez que, para produzirmos algumas das matérias aqui expostas, tivemos a necessidade inclusive, de nos deslocarmos de nossas cidades.

Exemplo disso é o grupo que se propôs escrever sobre turismo na Paraíba (nosso destaque de capa), e que precisou viajar para algumas localidades um tanto afastadas de Campina Grande - esta que é a nossa principal referência - considerando que o nosso campus universitário encontra-se aqui instalado. Lugares como Areia, cidade histórica do brejo paraibano e Sousa, no sertão do estado, onde se encontra o famoso Vale dos Dinossauros, também Cabaceiras no Cariri e João Pessoa, nossa Capital litorânea, foram as principais cidades visitadas por esses alunos-pesquisadores.

Tudo isso em nome de um projeto no qual todos os envolvidos apostaram e que não mediram quaisquer esforços ao procurar executá-lo, arcando principalmente com as despesas e o custeio das viagens. Contudo, prevaleceu a aventura e o sentimento do dever cumprido, além de um resultado bastante satisfatório em todo o seu conteúdo, algo que se pode constatar nas reportagens produzidas e veiculadas por esta deliciosa revista.

Paulo Seixas, junho/2012