CARTA A UM POETA

"Sim, poeta... Muito tem ainda a dizer o teu coração de criança espantada diante da vida cumprida que se espicha ao sol nas manhãs preguiçosas... A mesma vida que brilha por entre a solidão das estrelas insones...

Somos África, eu e tu, irmãos de cor desbotada pelas intempéries que assola a raça dos poetas... Os mesmos que percorrem as savanas da emoção feito caçadores... Ou seríamos feras acuadas no vão das rimas, por entre as garras da ilusão de uma métrica tosca, fosca, rouca e silente?

Somos um pouco de tudo e quase nada. Mas temos ainda esperança de arco-íris a pintar o horizonte com milhões de cores... As cores dessa ternura que nos aquarela os olhos e se desmancha em aguadas lágrimas jorradas sobre o papel...

No avesso das tardes marfins aspiro o silêncio e o perfume dos jasmins."

------------------------------------------------------------

Dedico ao Tony Bahia, com admiração, uma vez que essa carta resulta de um comentário que fiz inspirado num dos textos desse grande poeta.

Dedico, por extensão, a todos os poetas sensíveis aqui do Recanto.

Sem poesia, onde a tristeza, onde a alegria?

______________________________________

INTERAÇÃO

Sem poesia, como seria?

Ninguém cantava, ninguém sorria

E a gente, aonde estava?

Só lamentava

O dia todo, todo dia.

(CORDEIRO DE DEUS)

José de Castro
Enviado por José de Castro em 01/02/2015
Reeditado em 01/02/2015
Código do texto: T5121823
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.