Pequena nota sobre Dom Casmurro (little note about Dom Casmurro)

Um recurso muito interessante usado por Machado de Assis em seu romance "Dom Casmurro" é a autocrítica. O personagem homônimo, narrador e protagonista de sua autobiografia, descreve sua história acrescentando a autocrítica em sua narrativa. Por exemplo, nota que certos elementos, muito acadêmicos, não tinham lugar naquele determinado momento de sua vida. Ele, literalmente, conta isso ao leitor (fato que faz lembrar outra peculiaridade dessa obra: a intimidade do narrador para com o leitor). Muitas vezes, Dom Casmurro dirige sua fala diretamente ao leitor, como se o chamasse para uma conversa. Vai alinhando suas perspectivas e sentimentos, muito bem estrategicamente formulados, para persuadi-lo a tomar caminhos inesperados durante a narrativa.

A very interesting resourse used by Machado de Assis in his novel "Dom Casmurro" is self-criticism. The homonimous character, narrator and protagonist of his autobiography, describes his history adding self-criticism in his narrative. For exemple, he observes that some elements, very academic, did not have place in that determinated moment of his life. He, literally, tells that to the reader (fact that reminds another peculiarity of this novel: the intimacy of the teller to the reader). So many times, Dom Casmurro talks directly to the reader, like he is calling to a chat. Alingning his perspectives and feelings, very estrategicaly formulated, the writer persuades the person to take unexpected ways during the story.

Celina de BH
Enviado por Celina de BH em 07/02/2015
Reeditado em 07/02/2015
Código do texto: T5128646
Classificação de conteúdo: seguro