"Sua, Roberta"

"Fernando, nem sei por onde começar...

Mas confesso que te admiro por toda sua curiosidade e vontade de saber o que sinto.

Em más linhas, tentarei demonstrar um pouco de minhas sensações durante esses anos...

Por mais que eu tente ser eclética, não me prender as pessoas, sinto desgosto e um ressentimento por ficar imaginando o que os outros pensam das minhas atitudes. Eu sei que não posso penetrar nas mentes das pessoas, mas mesmo assim fico tentando entende-las, numa atitude que confesso ser bem egoísta, pois muitas vezes tendo a achar que as coisas que para mim são certas são também para as outras. Por isso acho melhor seguir a razão dos mais experientes, e não ficar procurando minhas próprias verdades. Tenho refletido que realmente em nossa idade não temos condições de decidir racionalmente por conta própria. É o que um dia meu tio me falou, nós apenas repetimos o que os adultos falam ou o que lemos em livros. Nada que aqui digo foi construído racionalmente por mim mesmo, é simples agregação de conhecimentos que não são nenhuma novidade. Por isso nem me preocuparei em colocar aspas em frases que se não são idênticas, são ao menos parecidas com frases que já li por aí...

Ainda estamos aprendendo a usar a razao, e talvez nem quando terminarmos a faculdade estaremos de posse dela. Afinal, não temos propriedade privada, não temos filhos, o que conhecemos da vida? Somos todos loucos, o próprio amor é uma loucura. Isso é ideia de Erasmo De Rotterdam, autor de "O Elogio da Loucura" um livro que te indico de coração, que poderá responder muitas de suas perguntas. Continuando... vamos aproveitar esse momento insano da vida que é a adolescência...vamos ter o mínimo de preocupações e sofrimentos. Numa palavra, vamos economizar energia para ter uma vida longa. Namorar nessa idade é uma loucura, tanto pela net quanto ao vivo. Beijar na boca? Se for necessário.

Não adianta querermos imitar os adultos, há tantas coisas que ainda podemos aproveitar, que eles nunca mais poderão sentir. O estudo: concentremos nele, estamos na hora de aprender! Depois...nunca mais... Sinto que realmente o mais importante para nossa idade á o estudo, mas não só o estudo monótono, o estudo da vida! Aprender com tudo e com todos, admirar as coisas que achamos insignificantes e internalizar as coisas que os mais experientes tentam nos ensinar a cada momento.

O belo... Ah com é bom admirar e ser belo... Vaidade? Não, isso é instinto...essa capacidade do ser humano de se expressar... Em tudo temos que buscar o belo, antes de qualquer coisa. A aparência é mais importante que o conteúdo... A aparência é a forma, é a parte do todo que é apreendida por nossa sensibilidade.

O estético tem que vir primeiro que o ético. Isso segundo Schiller, autor da "A Educação estética do homem", um dos melhores livros que já li nessa vida e recomendo não só para ti, mas para todas as escolas do mundo. A educação que temos na escola tradicional é uma educação moral já na primeira infância. O ser humano nos seus primeiros anos não se preocupa com o certo e errado, ele prefere muito mais o bonito e feio (SCHILLER). É uma coisa tão simples de ser observada, mas que muita gente não percebe. A escola Waldorf já tenta dar uma "educação estética" para seus alunos, mas infelizmente ela é ainda uma escola para poucos...

Schiller é um dramaturgo do romantismo alemão, uma fase de ebulição cultural na Europa de um modo geral... fins do sec. XVIII, Revol. Francesa, Iluminismo, Idealismo...

Essa época tem muito a nos ensinar... Afinal, não podemos desprezar esse passado que também é nosso, pois de certa forma somos europeus também...

Mas também temos que saber peneirar esse aprendizado, afinal, o amor romântico é interessante no mundo eterno, os romances mesmo mostram que são impossíveis nesse mundo. Outro autor brilhante dessa época é Goethe, poeta alemão, autor de "Werther", uma história romântica típica. É incrível...

Vale lembrar que os leitores somente se surpreendem com o romantismo se não levarem em conta o estudo minucioso que estes autores fizeram de Roma e Grécia antiga e impregnaram seus textos com eles. Afinal, A Grécia eh o berço de nossa civilização, e deles vemos traços ate hj, mesmo no "mundo da tecnologia".

E nessa aficção idealista e romântica, parece que nosso namoro fica por aqui mesmo, para nosso bem, pois não quero morrer envenenada [sic]. Seremos grandes amigos, confidentes, conspiradores... Eu te amo, Fernando. O amor também tem seu lado bom pois amizade e amor são sentimentos que coexistem nos corações de grandes amigos e grandes paixões.

Pode contar comigo, qualquer problema eh só me escrever e quando puder o mesmo farei. Agora que irei para Botucatu, meus momentos online ficarão mais incertos, e por isso eh melhor nos comunicarmos por email.

Acabei por não falar muito de mim, mas quem sou eu? Uma pessoa que sentiu apenas paixões ilusórias e impossíveis, como o gringo Schorn. Mas saiba que essa paixão eh pela Alemanha inteira: Goethe, Schiller, Steiner, Marx, Hegel, devo amar mais esses pensadores malucos do que os meninos de minha época... Posso te confirmar, nunca me apaixonei realmente, apenas ilusoriamente. Peço desculpas por todo o sofrimento que lhe causei por lhe dar esperanças...Assumo a responsabilidade de meus atos, mas não posso deixar te dizer que com vc eu nunca tanto aprendi... Nunca nenhum garoto me foi tao sincero e se abriu tanto para mim... Tenho vontade de chorar, mas "não tenho lagrimas que me rolem nas faces pra me socorrer."

Sou eternamente grata por todos os momentos felizes que vc me proporcionou, Fernando, eu nao tenho palavras para te agradecer.

Vc sempre estará no meu coração, onde for levarei teus conselhos e coisas que contigo aprendi e sei que muito ainda tenho que aprender com essa magnifica pessoa que nem numa escola Waldorf eu encontrei...(como se isso fizesse diferença), pois o que importa eh a atitude, e vc eh o garoto de maior iniciativa que já conheci.

Te desejo sorte infinita em todos os seus caminhos, e que tudo de errado que acontecer te proporcione muito aprendizado.

Por enquanto, termino minhas palavras e que esta seja uma de inumeras correspondências para contigo. Consideremo-nos agora verdadeiros "companheiros de viagem".

A viagem pela vida que cada um tenta traçar buscando sua missão na Terra.

Um infinito abraço e até sempre.

sua, Roberta."

13/08/2009.

PS: Carta baseada em fatos reais. Porém, os nomes foram mudados para proteger os remetentes.

Celina de BH
Enviado por Celina de BH em 17/03/2015
Reeditado em 23/03/2015
Código do texto: T5173070
Classificação de conteúdo: seguro