Exercício 3 (História da educação no brasil)

Aí vai o texto do exercício da disciplina H. Educação no Brasil do 2° período de História da faculdade Estácio-BH.

“Mesmo na Europa, e ainda que a sociedade cortesã lhe possibilitasse uma educação mais refinada, as mulheres nobres e burguesas não frequentavam colégios.”

Com essa afirmação, Cynthia Veiga, em seu livro "História da Educação", exemplifica como a sociedade machista da época não valorizava a mulher e não tinha a noção de igualdade de gêneros, A mulher nascera para casar e procriar. E sua educação (se podemos assim chamar) era centrada nos valores “cristãos” para que fosse uma boa esposa e uma boa mãe. Ou seja, ela devia se comportar na sociedade sob pena de ser excluída se se atrevesse a ser promíscua ou adúltera.

Não era de interesse da Coroa oferecer educação formal às moças da colônia. As trabalhadoras no máximo aprendiam o básico para exercerem suas profissões. É importante lembrar que no séc. XVI não era dever do Estado garantir uma educação universal a todos e todas. Como já foi dito, não se reconhecia a isonomia de gênero entre os brancos, e até as índias eram educadas diferentemente dos meninos índios.

Diferenças sexuais à parte, não foi possível criar escolas de gramática para as mulheres à época pois a Igreja tinha dogmas muito claros que subjulgavam a mulher, para ser mais claro: Que desprezava profundamente as descendentes de Eva por seu pecado original!

Celina de BH
Enviado por Celina de BH em 17/03/2015
Código do texto: T5173137
Classificação de conteúdo: seguro