Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Para Flávia Jobstraibizer

Minha querida Flávia,

Muito verdadeira sua crônica [Brasil Prostituído, de 22/09/05], mas esse não é um mal somente do Brasil e sim do mundo ocidental e capitalista.

Somente a título de curiosidade, para citar alguns exemplos, nos países ditos do Primeiro Mundo você paga também por quase tudo e é "explorado" da mesma maneira. Por lá, às vezes se paga pelo uso do banheiro público, e se você se apertar e fizer suas necessidades em lugares públicos e for vista por alguma autoridade, na certa será multada ou talvez presa ou levada ao tribunal, coisa que na Bahia e no nosso lindo Nordeste se mija e se escarra, à luz do dia, em qualquer esquina ou em qualquer coqueiro sem ser molestado. Em certos lugares também se paga para o acesso e uso de praias e beiras de rios ou lagos - coisa que no Brasil isso ainda é de graça. Em alguns jardins públicos você tem que deixar uma taxa para se sentar em bancos que muitas vezes não são tão limpos e confortáveis. Visite New York, Paris ou Londres e veja os preços que se paga para certos serviços e, a depender do dia, da hora ou do local, o preço será dobrado ou triplicado. Alguns hotéis em New York cobram US$1.80 somente para levantar o telefone do gancho, complete a ligação ou não. No aeroporto JFK, em New York, se paga US$3.00 pelo uso do carrinho para carregar a bagagem... [ontem mesmo eu enfrentei essa desepesa, coisa que no aeroporto de Guarulhos/SP, na noite anterior, nada paguei] e assim vai se pagando por tudo pelas estradas da vida.

No Brasil ainda se tem muita coisa de graça ou a preço de banana que nós brasileiros não damos o devido valor. Não é à toa que muitos estrangeiros acham que o nosso país é um verdadeiro paraíso do lado de baixo da linha do Equador.

Continue o bom trabalho, sempre!

Bjs F.



Fernando Tanajura
Enviado por Fernando Tanajura em 25/09/2005
Reeditado em 13/10/2005
Código do texto: T53693
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Fernando Tanajura). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Fernando Tanajura
Estados Unidos
1466 textos (154744 leituras)
1 e-livros (154 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 12:22)
Fernando Tanajura