SOBRE "BISPO DO ROSÁRIO"

Rio de janeiro, 27 de setembro de 2015.

Sou Sandive Santana, filhos de nordestinos, com vivência de ter sido um desabrigado, sem casa, por força de situações monetárias, nada pertinentes ( como podem supor ) ao uso de drogas ou crime ou similar, que me levaram á perder bens ir parar na rua, mas,.. ainda assim,.. com larga experiência nas artes plásticas, técnicas em construções e religiões, além das e práticas de auto conhecimento.

Recentemente, em companhia de uma amiga, estive, em visita, na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, parfa conhecer o serviço de atendimento a doentes mentais.

Alí, segundo me contaram, era chamado o "Sertão carioca", em face do grande número de nordestinos e um deles, procedente da cidade de Japaratuba, em Sergipe, foi Artur Bispo do Rosário ( 1909 - 1989 ).

Ao chegar em casa, tl o interesse pela produtividade de esquizofrêncos, resolvi procurar e assisitir vídeos, que me esclarecessem, hoje como CUIDADOR DE IDOSOS, NEUROLÓGICOS E PSIQUIÁTRICOS, sobre esta figura POLEMIZADA, e tudo o que obtive foi:

1 - Era nordestino, foi marinheiro, praticou, box, viajou por muitos países, trabalhou na Light e atuou em serviços menores, pafra se auto sustentar, afinal estava vivo, com muitos em igual situação hoje.

2 - No Rio de janeiro, numa época em que ser nordestino ( outora chamados de "baianos" indistintamento, ou de "paraíba" ), negro,.. e portador de alguma mediunidade ( pelo visto ) era motivo de discriminaçções populares, e assim foi preso, possivelmetne em mendicância e levado para o manicômio, já que não tinha onde morar, sob alegação de que seria um esquizofrênico paranóico, função do dizia, e lá,.. seguiu sua saga.

3 - Em alguns vídeos, que assisti,..pessoas, de uma aparente, boa formação, lhe endereçaram adjetivos como artista, gênio, organizador de sí ou algo que o valha, dentre outros pertinentes ao universo das artes, sem contar que houve quem fosse inspirado a produzir um ato teatral, com alguns poucos pontos interessantes, sobre ações dos espíritos para resgatar almas.

Depois de ter visto, lido e interpretado o que me foi mostrado, como base em vivências com pesoas do NÚCLEO DO CIDADÃO DE RUA da cidade de Juiz de FORA / MG,..o que posso ( repetindo ), baseado na experiência de ser um Arquiteto,.. e ter lidado com vários segmentos das artes plásticas e moda, e como religioso, que transitou em andança, ( caminhada documentada ), por Igrejas, Conventos, tendo sido hospede abrigado nelas e, também, em Mosteiro, até poder, por discernimento e, depois de ter passado por direção espíritual no Mosteiro de São Bento, decidir não seguir a Igreja católica e sim assumir a direção de um Terreiro de Umbanda, podendo assim, dizer sobre o chamado ARTUR BISPO RÓSÁRIO é:

A - Um ser humano força e com expressiva resistência física e psicológica á impactos do meio.

B - Enquanto vocacionado, foi um exemplar da família dos Místicos, cuja espiritualidade, miscigenada, o integrara, ( depois que " BOLOU", como dizemos no meio, sobre quem reansce ou passa a poder ser chefe de Centro ou Terreiro ) e ainda com um discursso católico Cristão,( proposto pelas escolas e sociedade de então ) associado a um de fundamento espírita de origem africana ( sua ancestralidade ), as práticas naqueles dias ainda não entendidas por profissionais do Poder público, e outros com ênfase para os da Medicina, que naqueles dias, mais supôs e formou profissionais, por meio da teorias, que por orientações, fundadas em experimentos científicos, hoje questionados, por exemplo, por pensantes do Movimento Anti manocomial, e algo contra o DSM - 5,.. ou seja, o Diagnostic and Statistical Manual., utilizado para disgnósotico de saúde mental.

C - No tocante as suas habilidades manuais, ARTUR BISPO DO ROSÁRIO, exibiu, por força das circunstâncias da sua vida, ações ancoradoras de suas memórias, aplicando como recursos, habilidades muito comuns no nordeste, como escrever, desenhar, colar ou pintar,. ou ainda costurar ou atuar com macenaria, e composição de objetos, mais como expressão de um esforço para se manter lúcido e organizado mentalmente, que por uma ação tecnicamente artistica. ( NA RUA, ISSO É MUITO COMUM )

D - Por tudo o quanto me expuseram, por hora posso dizer que ARTUR DO BISPO DO ROSÁRIO, NÃO FOI GÊNIO, NÃO FOI ARTISTA, MAS SIM UM ARTESÃO compulsório, que pelo artesanato, visivelmente,mal acabado, supostamente por falta de adequados recursos, tentou continuar a existir para quem sabe um dia, poder assumir sua ( como dizem ), missão, com um médium na melhor das hipóteses, que possivelmente atuaria num Centro como médium psicógrafo a exemplo de Chico Xavier e Divaldo Pereria Franco e muito outros, comuns de nossos mas até nos centros kardecistas questinonados. ( VIDE NOS TERREIROS E CENTOS ESPÍRITOS )

Sem mais, hoje estamos tentsnto realizar um trabalho que apoios idosos e esquisofrênicos no uso do plantiu, literatura e arte, afim de contribuir com pessoas que, tal como ARTUR BISPO DO ROSÁRIO, apesar do tempo, ainda são incompreendidos.

Esperando ter colaborado de alguma forma, me coloco á disposição para oportunamente, conversarmos sobre o assunto.

Atenciosamente,

Sandive Santana / RJ

Sandive Santana
Enviado por Sandive Santana em 27/09/2015
Reeditado em 27/09/2015
Código do texto: T5396036
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.