COMENTÁRIOS-CONSELHOS

(Esta é uma mini coletânea de alguns poucos comentários que me serviram de conselhos, feito por um leitor e escritor deste site. E por achar instrutivos e plausíveis é que resolvi publicar.)

Já li muito conflito interno, mas pela primeira vez uma carta no auge dele! Nem sei o que dizer, porque a impressão que tenho é de tudo ser verdade tamanha intensidade das palavras. Conflito porque as palavras final, mesmo fechando um pensamento deixam em aberto que existe uma ponta de esperança para que o final dessa história seja diferente.

Anne, nos perdemos de nós mesmos quando tentamos entrar na mente do outro. Não faça isso, é um lugar obscuro onde só o dono sabe andar. Quanto mais tentar mapear o outro menos você se reconhecerá e aos poucos perceberá que o amor que deveria te fazer bem está consumindo você enquanto lhe transforma em alguém que você nunca quis ser. Não sei quanto há de verdade na sua história, mas sei que tudo que escrevemos reflete um pouco daquilo que sentimos. O Amor deve somar em nossas vidas, não contrário. Cuide do seu coração.

Suas cartas, eu já comentei, são cheias de sentimentos que conflitam entre o que deve e o que se quer fazer. Percebo que a emoção te faz escrever, mas você busca a razão para guiá-la até o final de cada carta. Resumindo, a impressão que tenho, não tome isso como crítica negativa porque eu posso estar falando bobagem, é que você quer colocar muita coisa pra fora, mas algo te segura. Seja como for, você tem um dom, explore e use cada carta como forma de libertar-se, acredite, funciona.

Para ser sincero eu percebo você extravasando sempre que tenta não fazer isso em suas cartas. Na poesia, como você disse e eu percebi, você complementa e se aproxima do que gostaria de falar, mas nunca fala. Você implode os sentimentos e extravasa as coisas dentro da lógica que estabeleceu para escrever e por isso penso que você quer dizer algo além do que foi dito. É aqui que você conflita entre o que gostaria e o que deve dizer. É quando tentamos não sofrer que mais sentimos as coisas machucando. Quando parar de tentar e fazer efetivamente você terá atravessado uma porta. Que você mergulhe na dor, não importa, mas o faça estabelecendo dia para sair dessa condição, revigorada e pronta para a vida. Vai descobrir a pessoa incrível que você guarda dentro si e perceberá que tinha mais "poder" sobre si mesma e sobre a vida do que imaginou que tivesse. Quando você está atraente para o mundo o mundo vai olhar e querer você, o contrário, vai repelir e manter distância até você transformar-se naquilo que não precisava ser por causa de alguém que não te mereceu. A vida tirou de você um problema, não é feio pensar assim, de outro modo você vai culpar-se de tudo sempre. Você ganhou a oportunidade de ser feliz de verdade. Leia suas cartas e você encontrará essa mensagem que transmite a si mesma.

Quando você diz que só termina quando esgota as possibilidades parece querer dizer que não deseja que isso aconteça, mesmo agora. Me pergunto quantas são as possibilidades e até que ponto seguimos esse processo... o que esgota, ao meu ver, somos nós e nossa vitalidade, alegria e esperança numa felicidade laçada ao relacionamento... como sempre você me fazendo pensar.

A verdade é que não será a distância que resolverá as coisas, mas a sua decisão sobre isso. Decisão acompanhada de ações, movimentos que vão te colocar num curso novo. As coisas acontecem e você sabe disso, quando e como depende do quanto você estará preparada para seguir em frente. Enquanto seu coração ouvir a batalha será difícil.

É incontestável o que foi o passado, mas ele ficou para trás e não significa o fim, apenas o começo de uma etapa composta dos elementos que você sequer imagina precisar. Está claro que os sentimentos ainda duram, mas leia atentamente do início até aqui e verá uma diferença no tom das palavras. Saberá que de alguma forma algo dentro se reconstrói. Algo está surgindo mais forte. Esse é o sinal sutil de que algo de melhor se aproxima.

Essa fase da "desintoxicação" é sempre a mais difícil, principalmente quando é tudo que resta fazer. A boa notícia, contra tudo que se possa pensar, é que você ficará bem.

RODION

Anne Jansen
Enviado por Anne Jansen em 12/11/2015
Reeditado em 14/11/2015
Código do texto: T5446663
Classificação de conteúdo: seguro