CARTA À RONNIE VON

CARTA À RONNIE VON

Autor: HERIBALDO DE ASSIS *

Ronnie Von – esse país não é todo seu, não é todo meu, não é todo nosso ! Esse país não nos pertence, Ronnie Von: nascemos nele, pagamos para residir nele - mas o Brasil não é nosso!Parece que o povo brasileiro serve apenas para pagar altos impostos (não recebendo quase nada em troca!) e votar em políticos – políticos que se corrompem, traem o povo e oneram os cofres públicos através de altos salários e de supérfluas mordomias.

Conforme dissestes (após ser assaltado dentro do veículo do teu carro - próximo a tua residência): “perdermos o direito de ir e vir!”. Perdermos também, Ronnie Von, o direito de ficarmos em paz dentro de nossas próprias casas – acuados, medrosamente, aprisionados atrás de imensos muros, os brasileiros honestos também não podem andar nas ruas livremente sem serem assaltados, seqüestrados ou alvejados por tiros...

Tua própria mulher , Ronnie Von , já foi seqüestrada na porta da sua residência e também assaltada enquanto caminhava nas ruas de São Paulo...Ilusória é a sensação de segurança daqueles que se acham protegidos por imensos muros, cercas elétricas, carros blindados, coletes à prova de balas ou quaisquer outros tipos de esquemas de segurança... Teu filho, Ronnie Von, foi ( há algum tempo) residir nos Estados Unidos – será que, para vivermos com um mínimo de segurança, teremos que sair do Brasil, residir em outro país?E o pior Ronnie Von é que os maiores ladrões do nosso pais, os maiores criminosos do nosso país estão travestidos de políticos – vestidos com ternos e gravatas, amparados por leis que, praticamente, os deixam acima da Lei, acima do Bem e do mal.

No assalto que sofrestes Ronnie Von (ao lado da tua mulher) roubaram seus pertences, a sua BMW (veículo no qual ambos estavam) e, principalmente, roubaram um pouco da tua dignidade de cidadão, a tua dignidade de pai de família – que retornou, milagrosamente, para o teu lar se sentindo impotente diante da violência no Brasil – uma violência movida pela ganância: essa capitalista ganância que ensina (até mesmo através de expensivos comerciais de TV) que o importante é ter e não ser (e muitos querem ter a qualquer custo – até mesmo passando por cima de Leis e da vida humana!)...

E, ironicamente, o que é uma BMW diante dos milhões, diante dos bilhões que os políticos brasileiros já roubaram dos cofres públicos?!Os nefastos políticos brasileiros roubam sem armas e matam sem armas – roubam através de escusas leis, através de enojantes esquemas de corrupção, através de conluios diabólicos... Matam através do abandono ao sofrido povo brasileiro! Matam através da falta de hospitais devidamente aparelhados! Matam através da ausência de saneamento básico nas cidades do nosso país! Matam através da miséria que aflige homens, mulheres e crianças! Matam através da desesperança em um futuro melhor e do medo de sofrermos algum tipo de violência nesse país que ainda não nos pertence...

E, nesse sentindo – não sei quais são mais perigosos – se aqueles que o assaltaram Ronnie Von ou se os políticos brasileiros – políticos cujos desmandos, insensibilidade, incompetência, ganância e desonestidade fizeram com que o Brasil chegasse a esse caos... Muito mais que pertences, muito mais que automóveis como uma BMW – o povo brasileiro está perdendo a dignidade, a esperança, a fé, a alegria, a paz... Com teu trabalho honesto, Ronnie Von, certamente terás dinheiro para obter novos pertences e uma nova BMW – mas e o Brasil Ronnie Von – quando obteremos um novo Brasil ?!

* Escritor, Poeta, Filósofo, Compositor, Redator-publicitário, Roteirista e Licenciado em Letras pela Uesc - Universidade Estadual de Santa Cruz. E-mail: herisbahia@hotmail.com•

Heribaldo de Assis
Enviado por Heribaldo de Assis em 16/12/2015
Reeditado em 16/12/2015
Código do texto: T5482196
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.