MUDAR É DIFERENTE DE TROCAR

Recentemente aprendi uma das maiores lições da minha vida, eu andava confuso, mergulhei no erro e novamente repeti um desastre em meu coração. Dizem que o universo repete uma situação quantas vezes for preciso para que aprendamos a superar o que precisa ser ultrapassado. De agora em diante, eu não quero mais dar voltas!

É o passado que nos assombra e destrói a alegria do presente, uma felicidade tão autêntica que sequer conseguimos sentir quando estamos anestesiados pela ilusão. Eu tentei escutar a voz do coração, observar os sinais do céu e entrei numa encruzilhada repentina que me entorpeceu, fazendo distorcer os olhos da alma para olhar com a pequena visão do Homem.

A física quântica, a yoga, o espiritismo, o veganismo, leituras que me alavancam com sede de progresso; mas quando foi que me descuidei do verdadeiro amor, mesmo lendo sobre tanto amor? Se todas essas filosofias me elevam, por que cheguei a ser estúpido com a minha companhia, com a minha boa sorte? Olhei demais pra mim, me perdi em mim mesmo e acabei me esquecendo do que o meu próprio eu sonhava. Quando eu era pequeno minha mãe dizia “você é muito egoísta” e era mesmo e ainda sou. Mas poxa, não quero ser mais! Vou aprender a aprender de uma vez por todas! Finalmente eu vou!

Os vícios e os nossos defeitos corrompem as boas ações, por isso é preciso lutar contra as chagas que nos mantêm paralisados na evolução, é preciso nos desprender dos apegos mesquinhos de nós mesmos; a vida é pelo outro, fechar os pequenos avanços em nós mesmos é encerrar o conhecimento, é aprisionar o amor e adoecê-lo por não poder se manifestar livremente com toda a sua serenidade e pureza. Não impeça o amor de florescer.

Quando trancamos nossos próprios sonhos na cupidez amarga das frustrações cotidianas, deixamos de sentir a glória de ter conquistado algo e passamos a nos julgar desmerecedores de todo o bem que anteriormente cultivamos para estar em nosso caminho. Sabotamos a felicidade, o medo de ser feliz é tão grande que voltamos a estaca anterior à sofrer mais pouco para então tentar se achar bom o bastante para merecer a felicidade.

Não seja tolo, Deus não fez Homens infelizes, somos o resultado de nossas próprias escolhas, plantamos e colhemos, não vá destruir o que você cultivou com tanto carinho, perceba mais o seu redor, só existe o agora, o passado e o futuro são flutuantes, ou você amadurece para compreender sua própria história de vida, ou sofrerá as consequências de seus próprios erros quantas vezes for preciso, afim de iluminar o seu ser a caminho da perfeição.

Seja inteligente e não caia em tentação, seja bom, faça o bem e não confunda o certo com o errado, o sentimento é uma bússola assertiva desde que você saiba em que direção quer vibrar. Não emane sinais contrários a tudo o que você vem construindo de significativo pela vida, o universo é bondoso, não o culpe por sua imperfeição.

Da próxima vez que você estiver com uma decisão difícil pela frente, lembre-se: mudar é diferente de trocar, a troca é o reflexo de um mundo consumista, de vaidades, de objetos, de matéria, a mudança é fruto de um mundo reflexivo, de autoconhecimento, do ser, da alma.

Não coloque obstáculos sob seus próprios pés, é preciso dialogar consigo mesmo e principalmente com o próximo, saiba primeiro quem é você e aonde quer chegar, então perceba a sua realidade sem se afastar do presente e compreenda o valor de cada ação. Assim, na medida da sincera experiência você saberá escolher com os olhos do coração.