Caríssima e pacienciosíssima Prima Licinha:
Eu estava lá nas Copacabanas apreciando a flora e fauna que aportaram nestas paragens por causa dos eventos mais ou menos esportivos olímpicos.

Degustando sanduba salada de atum acompanhado de café no puxadinho da calçada de um restaurante da Av Atlântica e de ouvidos atentos como sempre nas conversas dos zoutros.

Na mesa atrás de mim alguém falou "A" palavra que despertou minhas curiosidades> ESTOICISMO<.

Abri minha cartucheira saquei minha caneta anotei a palavra no primeiro pedaço de papel que encontrei na cartucheira. Era notinha da caixa do mercadinho donde estive ontem.

Primeira povridência ao voltar pro meu cantinho foi ligar para tia WIK pra perguntar que coisa que era esse tal estoicismo. Aí danou-se. Tia Wik não parava de falar coisas, anotei o que ela disse e misturei tudo com intenção de colocar num site de gente humana que escreve coisas, mas não consegui escolher em que castegoria colar as coisas que a tia contou.

Foi então que tive a genial ideia de encher teu saco colando o que tia Wik contou nessa cartinha.


"-Oi tia Wik, a senhora sabe o que é estoicismo?"

Princípios básicos do estoicismo
Segundo o estoicismo, o sofrimento decorre das reações despertadas no ser humano por quatro classes de emoções: a dor, o medo, o desejo e o prazer.
O ideal do estóico é alcançar a apatheia, ou seja, a natural aceitação dos acontecimentos, uma atitude passiva diante da dor e do prazer, a abolição das reações emotivas, a ausência de paixões de qualquer natureza.

A filosofia não visa a assegurar qualquer coisa externa ao homem.
Isso seria admitir algo que está além de seu próprio objeto. Pois assim como o material do carpinteiro é a madeira, e o do estatuário é o bronze, a matéria-prima da arte de viver é a própria vida de cada pessoa.


Síndrome Riley-Day
"… Assim, quem possui a doença não sente dores. Elas ficam muito mais sujeitas a sofrer acidentes porque param de registrar qualquer aviso de dano nos tecidos do corpo, como cortes ou queimaduras. Foi descrita pela primeira vez pelos médicos Milton Riley e Richard Lawrence Day. Sem o aviso de perigo que a dor proporciona às pessoas comuns, a maioria dos doentes com a síndrome de Riley-Day tende a morrer jovem, antes dos 30 anos, por causa de ferimentos."


Por causa de que tia Wik meteu esse Riley Dias na conversa não faço a menor ideia.
Afetuoso abraço desse mala-primo-mala.
Luiz



 
Yamãnu_1, Tia Wik e Yamânu
Enviado por Yamãnu_1 em 28/07/2016
Reeditado em 28/07/2016
Código do texto: T5711884
Classificação de conteúdo: seguro