Preço dos Sonhos

Oi Amor,

Estava lembrando dos nossos sonhos e quando nos conhecemos. De ficar juntos, ter nossa casa, ser promovido no trabalho, viajar, ter filhos e ficar velhinhos. Sim, nossa vida tem sido desenhada por essas metas, e te escrevo para dizer que, em primeiro lugar, fomos incrivelmente ingênuos ao traçar nossos planos, mas que não teria escolhido outra vida.

Claro, as metas, objetivos e sonhos fazem parte da vida e els nos guiam a nos fazer tudo, senão, porquê acordar de manhã? Acordamos, levantamos e damos duro para poder chegar em casa e relaxar na companhia um do outro, com a sensação de dever cumprido e, se tudo der certo, com algum dinheiro para algum pequeno prazer da vida, como uma garrafa de vinho ou um jantar especial. Ter esses objetivos em comum faz com que nos sintamos parte de um plano, com um propósito na vida, e no caso dos casais, cria um sentimento de codependência.

Ai nessa parte vem a ingênuidade. Quando estamos literalmente na metade dos objetivos, já estamos codependentes um do outro. Acho que pelo respeito que temos um pelo outro, mas porque ficamos acostumados a ter um ao outro para cada aquela ultima checada antes de alguma decisão. Justamente ai, que nosso tempo junto é drenado pela promoção no trabalho, pelas responsabilidades da vida adulta e pelos compromissos sociais.

Nos nossos sonhos, esquecemos de computar o preço emocional dos sonhos. Ficamos sempre tão preocupados com o dinheiro, e em fazer ele render o suficiente para essa vida maravilhosa que temos, que o sofrimento em cada despedida, hora extra ou "vou tentar chegar no horário hoje", parece um preço aceitável. Cada dia de jornadas de 14 horas para pagar os nossos sonhos, vai cavando um pouco mais fundo a um buraco entre nós.

Mantenho o que digo quando disse que não trocaria essa vida por nada nesse mundo, e na verdade queria perguntar se sente o mesmo? Escutei todas as vezes que você disse que é só uma fase, que logo vai estabilizar e que os horários vão ser mais flexiveis, mas espero que não fique chateado quando digo que eu parei de acreditar nisso, porque parece demais com aquele "vou tentar sair no horário hoje".

Te amo

Ass. Esposa