Carta ao Ministro do Desenvolvimento Agrário

Prezado Ministro,

Escrevo para parabenizá-lo por sua acertada indicação para o cargo de Superintendente do INCRA em nosso Estado.

A Superintendência é a instância máxima do Instituto em nível estadual, com enormes responsabilidades perante a sociedade cearense. É o Superintendente quem dá o tom da administração regional. Sua postura e seu jeito de fazer as coisas refletem em todas as áreas e departamentos, ajudando a fortalecer os trabalhos e superar os desafios.

Aqui no INCRA, assim como nos demais órgãos públicos, os servidores e terceirizados desempenham suas funções inspirados e motivados pelas lideranças, e a comunidade forma sua opinião com base no perfil de quem dirige e na forma como conduz a instituição.

Todos nós sabemos que a escolha para um cargo de confiança não é nada fácil, pois exige equilíbrio entre a necessidade de agradar a base parlamentar e, ao mesmo tempo, deve-se indicar alguém com competência para executar as ações e projetos.

O cargo de confiança requer um estimável grau de fidelidade àquele que o nomeou. Para que um novo governo possa ditar o ritmo de sua gestão deve-se fazer uso dessa prerrogativa, pois sem os cargos de confiança seria praticamente impossível alcançar as metas governamentais.

A nossa Associação de Servidores tem uma posição bem definida sobre essa questão. Ela sempre espera que a pessoa indicada ao cargo seja concursada. Mas certamente que essa não é a única qualificação necessária.

A Vossa indicação, caro Ministro, foi cheia de acerto!!! É fácil perceber que mesmo não sendo concursado, o atual Superintendente tem em fartura qualidades que o habilitam ao cargo!!!

Tanto o Senhor Ministro, como o Presidente do INCRA, quanto o Deputado João Ceguim e o Empresário Pedro Santos podem se sentir orgulhosos da indicação que fizeram.

Os significativos resultados alcançados, em tão curto espaço de tempo, já demonstram a marca da atual gestão. Essa fase positiva engrandece o governo do Presidente Michel Temer, e bem mais que isso, pois mesmo não sendo um profissional de carreira de nossa instituição certamente que qualquer entidade se sentiria orgulhosa de tê-lo como parte de seu corpo técnico. Assim, ressalto que o Engenheiro Leon Silva Castro faz jus à confiança que os senhores lhe depositaram.

Sinto-me a vontade para dizer que nesse breve período o Sr. Leon já demonstrou suas habilidades gerenciais. Trouxe um ambiente de respeito e eficiência, reduzindo as divisões e disputas internas, que, vale lembrar, estavam extremamente acirradas meses atrás.

Ele é um profissional competente, bastante dedicado e esmera por fazer o melhor. Calmo, centrado, ordeiro, detalhista e dinâmico são algumas qualidades fortes de sua personalidade que frutificaram em êxitos.

O gabinete passou a ser um exemplo positivo para os demais departamentos e escritórios regionais. As demandas, constantes e urgentes, têm sido atendidas com agilidade e tranqüilidade.

A rotina transcorre num ritmo intenso e bastante eficiente. É visível a rapidez e qualidade de tudo que tem sido despachado. E o mais importante é que as ações têm ocorrido sem atropelos nem stress.

As demais coordenações, em pouco tempo, ficaram sintonizadas com o jeito calmo e respeitoso que ele conduz os trabalhos. Num clima tranqüilo e amigável estamos alcançando ótimos resultados. Muitas coisas que estavam paradas voltaram a andar, o que muito tem alegrado os representantes de entidades rurais e a opinião pública em geral.

Uma sintonia permeia as diversas instâncias institucionais, o que não víamos há muito tempo.

Aqueles servidores que enxergavam o gabinete como um lugar estressante e pouco produtivo, agora, vendo os resultados e o novo ritmo, estão mudando de opinião, e é certo dizer que boa parte deles caso fossem convidados para desempenhar alguma função aqui certamente viriam de bom grado.

Digo isso de peito aberto, com sinceridade, envaidecido de fazer parte desse momento de renovação. E afirmo que o Sr. Leon Silva Castro é um daqueles que merecem receber os louros dessa conquista.

Caso ele seja indicado para outro cargo, agindo da mesma forma exemplar que tem feito aqui, não tenho dúvidas de que será tão bem sucedido!!!

Nesse período difícil em que o Brasil se encontra, podemos sentir certo alívio. As forças e o animo estão renovados. O que nos deixa felizes e motivados a superar as dificuldades e realizar mais por nossa instituição e pelo país.

Faço votos que Deus continue abençoando as diretrizes do atual governo e que os senhores, como parceiros essenciais desse sucesso, possam ter a mesma sapiência na indicação dos demais nomes aos cargos de confiança e assessoramento!!!

Atenciosamente,

Fortaleza – CE, 25 de novembro de 2016.

João Vale dos Santos

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Novembro de 2016.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 23/11/2016
Reeditado em 30/11/2016
Código do texto: T5832555
Classificação de conteúdo: seguro