Carta ao Superintendente do INCRA

Prezado Superintendente,

Após cumprimentá-lo cordialmente, venho por meio deste manifestar algumas palavras importantes e elogiativas.

Sua chegada em nossa instituição veio precedida de muita expectativa e ansiedade. As semanas que antecederam sua nomeação foram carregadas de questionamentos, anseios e dúvidas.

A vida é assim: sempre que há uma novidade, algo desconhecido para acontecer, alguém novo para chegar ... isso gera certa apreensão e euforia! Mas, felizmente, aquele momento angustiante já passou. Agora, estamos prestes a completar 6 meses dessa nova gestão e podemos dizer palavras de satisfação. Esse último semestre representa um período muito bom para a Superintendência do INCRA em nosso Estado.

A nossa Associação de Servidores tem uma posição bem definida sobre o perfil de quem deve ser Superintendente. Ela é taxativa ao dizer que somente pessoas concursadas pelo INCRA devem ocupar esse cargo. No entanto, esse não é o único requisito.

Eu lhe digo para manter sua cabeça erguida, caso alguém lhe questione tal fato, pois, mesmo que lhe falte o concurso, é visível que você tem inúmeras qualidades que lhe habilitam satisfatoriamente ao cargo de Superintendente. E é justamente sobre tais aspectos positivos que quero discorrer nesse momento.

Vários resultados importantes foram alcançados nesse curto espaço de tempo. Não me refiro apenas aos dados “quantitativos”, como o número de processos despachados, que foi deveras impressionante. Aqui, em breves palavras, vou discorrer sobre opiniões colhidas acerca das “qualidades” de sua gestão.

Temos observado seu zelo, sua dedicação e seu compromisso no cumprimento das metas e para atender as demandas diárias.

A eficiência e a rapidez na solução dos problemas são certamente marcas fortes de sua administração. Você delega atribuições e focaliza seus esforços nas tarefas essenciais, permitindo fluidez nas tarefas, o que também demonstra sua confiança na capacidade dos profissionais que lhe cercam.

Sua mesa está sempre limpa, sem acúmulos desnecessários de papéis, tornando o ambiente organizado e bonito. Dessa maneira, você conseguiu melhorar o tempo de fluxo documental, reduzindo significativamente os prazos de respostas dos ofícios e memorandos, bem como dos julgamentos e decisões, o que muito agradou servidores e ao público que espera agilidade.

Você deu continuidade aos projetos em andamento. Valorizou as boas ações e aperfeiçoou diversas iniciativas positivas. Deu ênfase em alguns trabalhos que careciam de apoio.

Sua disposição para buscar soluções, aprender, ampliar seus conhecimentos tem sido referencial para os demais. Você não se limita ao gabinete, demonstrando iniciativa e interesse, indo atrás das respostas para demandas.

Pautou sua atenção nas prioridades da sede da Superintendência, mas ao mesmo tempo buscou ouvir e atender as necessidades dos servidores dos Escritórios do interior do Estado.

Em consulta à internet encontramos uma lista de Superintendentes do INCRA em nosso Estado desde 1989 até os dias de hoje, e curiosamente vemos que dos 15 profissionais constantes nessa lista você é o mais jovem a ocupar tão importante posto. Você assumiu o órgão com apenas 29 anos, e mesmo com tal jovialidade na galeria de Superintendentes do INCRA sua gestão apresenta aspectos de maturidade e sabedoria. O que mais nos surpreendeu é que seu tratamento é o mesmo para com todos. Você demonstra empatia e respeito para aqueles de sua faixa etária e também dedica igual atenção e cordialidade aos profissionais mais velhos e experientes. Da mesma forma, notamos que sua gestão é marcada pelo equilíbrio no tratamento dos servidores das áreas técnica e administrativa, assim como aos terceirizados e parceiros de outras entidades.

Uma característica notável desse período tem relação direta com sua maneira de ser, seu comportamento e sua personalidade/caráter. É notória sua humildade, respeito aos colegas e capacidade de ouvir as opiniões. Mesmo tendo o poder para decidir diferentemente em muitas situações você preferiu acatar opinião de terceiros, buscando consenso, harmonizando as ações em curso.

Seu jeito cortês e educado de tratar as pessoas torna o ambiente mais produtivo, pois contribui para sobrepor o cansaço diário e reduzir o estresse em meio a tantas tarefas.

Em poucos momentos, de 1989 até os dias de hoje, a nossa Associação de Servidores teve tamanha abertura para dialogar, opinar e decidir pontos relevantes na gestão da Superintendência.

Um bom gestor é aquele que administra de forma plural e democrática, o que satisfatoriamente temos visto!!!

É realmente difícil mensurar a qualidade de uma gestão, pois muitos indicadores são subjetivos e difíceis de serem traduzidos em tabelas e gráficos. Contudo, quando os servidores/funcionários têm a alma leve, o coração alegre e o espírito tranqüilo têm-se a certeza de que a instituição/empresa está vivendo um período de paz, sossego e bonança.

Assim, orgulhosamente podemos dizer que temos vivenciado nos últimos meses uma harmonia nas relações entre os diferentes departamentos, grupos de servidores, faixas etárias, e entre a Sede e os Escritórios Regionais, tornando assim o ambiente de trabalho mais saudável e profícuo.

É consenso geral que esse começo de sua gestão foi realmente produtivo, tranqüilo e agradável! Desejamos ainda que nossa Instituição possa concluir os próximos seis meses com a mesma alegria e satisfação que temos visto nesse primeiro semestre com a sua presença!!!

Não tenho dúvidas que, caso você seja convidado para no futuro assumir a liderança de outra entidade, agindo da mesma forma que tem feito aqui, com o mesmo primor, carinho e dedicação, será muito bem-sucedido.

Tenho certeza que todos aqueles que validaram a indicação de seu nome, como o Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Presidente do INCRA, o Deputado Federal João Ceguim e o Empresário Alberto de Andrade Costa, hoje podem se sentir orgulhosos pela forma primorosa que você tem correspondido. Seu desempenho está à altura do valoroso cargo que assumiu.

Para finalizar, só temos a agradecer sua pessoa, seu caráter e seu profissionalismo, desejando que mantenha a mesma cautela, zelo e dedicação na condução de nossa Instituição.

Reiteramos os votos que o mesmo espírito de tranqüilidade, harmonia e eficiência que experimentamos nesses últimos 6 meses possam se repetir inúmeras vezes na Superintendência do INCRA, servindo também de exemplo positivo para outras instituições federais em nosso Estado e por todo país.

Atenciosamente,

Fortaleza – CE, 25 de janeiro de 2017.

João Vale dos Santos

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Fevereiro de 2017.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 07/02/2017
Reeditado em 08/02/2017
Código do texto: T5905665
Classificação de conteúdo: seguro