Nicolas

Vou falar do Argentina e do Uruguai. O Uruguai é um país pequeno com economia baseada na produção de cereais e laticínios. A vitivinicultura uruguaia concentra-se no Departamento de Canelones. A uva Tannat é a emblemática do Uruguai. Os melhores vinhos uruguaios para beber são o Dom Pascual e Plaza de Torres. Conheci Colônia do Sacramento que tem uma mistura de construções portuguesas e espanholas. Comi churrasco e alfajor. Cheguei lá de Ferry Boat de Buenos Aires. Fiz um bate e volta. O uruguaio é um povo educado e gentil. Mujica foi o presidente mais ético e digno que o mundo já teve. 

A Argentina é um país complexo. No Sul está a gelada Patagônia e a Terra do Fogo. O Pampa é a região mais populosa e com maior dinamismo econômico com concentração industrial e do setor de serviços do país. O Chaco é uma planície quente e úmida situada no Nordeste argentino. O Cuyo é uma paisagem desértica no oeste argentino. A Puna situada no Noroeste argentino onde se encontram as cidades de Salta, Jujuy e Tucumán parece mais a Bolívia do que a Argentina.

Economicamente, cria-se gado de corte e leiteiro e cultivam-se trigo e soja nos Pampas; no Chaco cultivam-se milho, arroz e algodão; na Patagônia cultivam-se frutas e praticam-se ovinocultura e turismo de inverno em Bariloche; no Cuyo concentra-se a vitivinicultura argentina com oásis de vinhedos nas desérticas províncias de Mendoza e San Juan sendo a uva Malbec, a emblemática do país; no Noroeste argentino cultivam-se cítricos e cana de açúcar em Tucumán, terra onde nasceu Mercedes Sosa, brilhante cantora argentina.

Conheci Buenos Aires e Mendoza. Em Buenos Aires fui ao Caminito, a feira de San Telmo, Recoleta, Casa Rosada, e os estádios La Bombonera do Boca Juniors e Monumental de Nuñez do River Plate. 

A gastronomia argentina tem forte influência italiana e espanhola. O argentino come muita pizza e muita carne. Gostei do bife de chorizo com purê de batatas. A pizza argentina não é boa. A pizza paulistana dá de dez a zero na pizza argentina.
Mendoza que tive o privilégio de ir duas vezes é um lugar mágico. Um sonho. 
Um paraíso de vinhedos, lagos e montanhas. Lugar bom de viver e bom para beber vinhos. Um lugar com praças enormes. A praça de Independência com seus bancos e monumentos pintados de azul e branco em homenagem a República Argentina. Tem um teatro gigantesco no meio desta praça. A praça da Itália e a praça da Espanha são cheias de monumentos. Se eu fosse europeu visitaria Mendoza antes de morrer pelos vinhos, praças e paisagens naturais. 

Mendoza é uma cidade plana e planejada construída no meio de um deserto. Mendoza é legal para fazer ecoturismo e enoturismo. Visitei muitas bodegas em Mendoza. Visitei as bodegas Lopez, La Rural, Giol, Trapiche, Toneles, Florio, Escorihuela Gáscon e muitas outras que não me lembro o nome. As bodegas argentinas têm degustação de vinhos, museu e restaurante. A churrascaria Dom Mário é um lugar imperdível para comer em Mendoza.

Fiz muito ecoturismo em Mendoza. Fui nas águas termais em Cacheuta; no Parque Provincial do Aconcágua tanto no verão quanto no inverno, no Monumento Natural Puente del Inca; no lago Potrerillos; no Cañion del Atuel, em Villaviccencio e na cidade de San Rafael. A estrada que liga Santiago do Chile a Mendoza é a mais linda do mundo com paisagens inesquecíveis. Em Mendoza visitei fábricas de azeite, o Parque San Martin, a fonte dos cinco continentes e muitas praças e monumentos espalhados pela cidade. O Cerro de Siete Colores; as Cataratas do Iguaçú; Bariloche; o Mar de Chiquita na Província de Córdoba e o Rio Tigre são alguns lugares turísticos interessantes para conhecer na Argentina. 

A Argentina é o país das músicas de Mercedes Sosa; da “mano de dios” de Maradona contra os ingleses (os franceses devem adorar isso); do tango de Carlos Gardel; do peronismo; dos vinhos e carnes de excelente qualidade; da traumática Guerra das Malvinas; do casaco de couro; dos alfajores; do doce de leite; da Mafalda e do escritor Júlio Cortazar. Te escrevi sobre a Argentina dos Pampas; do Chaco; da Patagônia; da Puna e do Cuyo. Um abraço do Brasil até a França para você.
Bruno Valverde
Enviado por Bruno Valverde em 29/04/2017
Reeditado em 29/04/2017
Código do texto: T5984911
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.