CARTA AO ZÉ DA FOLHA

JARU, 01 DE JANEIRO DE 1989

Prezado amigo Zé da folha

No ano que se inicia, em São Domingos ocorrerá a valorização do homem pelo homem em todos os níveis. Sua administração ficará como um marco histórico de firmeza e desenvolvimento, mantendo um posicionamento coerente quando das exigências do respeito às prerrogativas institucionais e comprometidos com o verdadeiro interesse do povo.

Dissabores, empecilhos, obstáculo e emaranhados virão pela frente, mas com o comportamento sem igual inerente a sua pessoa, de certo que superarás todos esses problemas e preservarás a sagrada independência da coletividade Sandominguense.

São Domingos tem sido durante tantos anos um laboratório de perseguições da qual eu e muitos foram vitimas. Onde há injustiça nos moldes mais nefastos tiravam a autonomia da pessoa humana, aniquilando todos os preceitos verdadeiramente exigidos de justiça social.

Muitos nossos agricultores foram embora, muitos dos homens importantes à comunidade tiveram que sair; mas nem por isso nós paramos o nosso trabalho - continuamos mesmo de longe a nossa árdua tarefa.

Em 1986 durante a campanha de governador e de deputados fiz cinco viagens a São Domingos, para conservar e manter o partido unido e coeso sem pedir nenhum tostão se quer custear as milhas despesas aos então candidatos, construí um hospital para 22/ e leitos e equipei para posterior convenio com o INAMPS conforme já na época acertado com o SR. Epitácio Cafeteira. Depois das decepções dei e vendi tudo por quase nada.

No ano de 1988 fiz de coração aberto e livre espontânea vontade duas viagens a São Domingos para ajudar na sua campanha.. Consegui na medida das inhas influencias e de minhas possibilidades colaborar para que houvesse a mudança. Tudo isso fiz sem qualquer interesse, senão a Mudança.

Em março de 1987 enviei uma carta ao Direto-rio principal do PMDB de São Domingos então sob a presidência do Sr. Juarez Gomes do Nascimento onde nela conclamava o meu afastamento definitivo da política de São domingos como candidatos em eleições futuras. Mas através de apelos de amigos e correligionários através de cartas e telefonemas, resolvi manter acesas as esperanças de minha volta. Valeu apena porque pude ajudar-lhe nesse pleito que foi de fato difícil como revelou o resultado.

De certo é amigo Zé da folha, qual ainda irá morar ainda em São Domingos-não como político, mas como homem comum litão somente á medicina e ao direito. Muitos não querem assim, por isso vou delongar minha ida. Gostaria de colaborar com você principalmente nesse primeiro ano de mandato, mais não vai ser possível.

Sei que sofreras sozinho em meio a tantas feras-mas você estará ao lado de sua família, do Dim, do Luiz e de muitos amigos que de certo suprirão a minha falta.

Nesses quase seis anos de Rondônia trouxe toda minha família para cá: meus pais, meus irmãos, parentes próximos que hoje vivem praticamente ainda sob minha guarda. Meus pais vão veementes contra minha volta. E eu respeito o ponto de vista deles.

No Maranhão viviam mergulhados no sofrimento e na pobreza e aqui se reestruturaram.

Desligar-me politicamente de São domingos vai ser uma tarefa difícil, construirei talvez inimizades até com esta atitude mas com calma e paciência conseguirei.

É obvio que para muitos parece ser fácil para mim, deslocar-me da noite para o dia daqui para ai- mais sei também que existem homens e pessoas de compreensão e sei que você entende todas essa minhas dificuldades.

Dados empíricos e de pesquisas internacionais confirmam pelos os estudos já realizados no Brasil, evidenciam que as necessidades de saúde de nossa população em nossa maioria, são de natureza simples, cujo atendimento adequado requer apenas recursos e técnico a nível de cuidados primários. Essas necessidades conrrespodem a aproximadamente 90% da demanda total por serviços de saúde. Apenas os 10% restantes exigiram a prestação de serviços de maior complexidade e somente cerca de 2%, serviços de alta especialização, Falo isso porque aos poucos você vai implantar um serviço de saúde em São Domingos com poucos médicos e poucos Com isso meu caro amigo Zé da folha quer que entendas a minha situação e meu propósito, não tenho pretensões políticas, mas em São Domingos. Não sei se irei morar em São Domingos mesmo nem mesmo durante o seu mandato. Acabei de assumir hoje a Secretaria Municipal de Jaru para começar um trabalho mais ligado aos problemas do município em que resido. Fico aqui, mas quando precisares de alguma ajuda de minha parte sempre estarei ao teu lado.

Evidentemente é complexo tudo que escrevi - mais sei que entre nós o espírito de amizade e compreensão existe e existirá e acredito que estou sobrepondo a razão sobre a paixão, para o bem estar meu, dos meus familiares e dos meus verdadeiros amigos. Do amigo de sempre

DJALMA PEREIRA GUEDES